Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2023 > 09 > Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica em construções

Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica em construções

Estudantes participaram de duas visitas técnicas a edificações sob a orientação do professor Dr. Milson Barbosa, da disciplina de Segurança do Trabalho
por publicado: 19/10/2023 12h18 última modificação: 25/10/2023 10h27

No dia 16 de outubro, os estudantes matriculados no curso de Engenharia Civil do IFPB - Campus Cajazeiras participaram de duas visitas técnicas a edificações, sob a orientação do professor Dr. Milson Barbosa, responsável pela disciplina de Segurança do Trabalho. Durante essas visitas, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o andamento de obras em diferentes estágios de construção, enquanto avaliavam os riscos ocupacionais associados a cada uma delas.

A primeira edificação que visitaram estava relacionada à expansão de um supermercado e encontrava-se na fase inicial, concentrada na construção da fundação, representando uma das etapas iniciais do cronograma de construção. Por outro lado, a segunda edificação correspondia à construção de um edifício de três pavimentos e estava na fase de acabamento. Durante essas visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de identificar, na prática, os perigos e riscos reais que os trabalhadores enfrentam diariamente.1697651322694.jpg

O professor Milson Barbosa ressaltou a importância dessas atividades práticas no local de trabalho, enfatizando que elas complementam o conhecimento teórico obtido em sala de aula. Essas experiências práticas auxiliam na consolidação do aprendizado e na compreensão dos conceitos de segurança no trabalho, ao mesmo tempo em que aumentam a conscientização sobre as normas de segurança. Essa exposição à realidade do ambiente de trabalho e às questões de segurança também prepara os estudantes de maneira mais eficaz para suas futuras carreiras e os faz compreender a relevância da segurança no contexto profissional.