Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 12 > Estudantes do campus Cajazeiras registram jogos digitais no INPI

Noticia

Estudantes do campus Cajazeiras registram jogos digitais no INPI

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática usaram a ferramenta RPG Maker nos projetos
por publicado: 09/12/2022 10h57 última modificação: 09/12/2022 10h57

Estudantes do campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba acabam de registrar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) quatro jogos digitais para aprendizagem da matemática. Os alunos estão no 8º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e criaram os jogos na disciplina de tecnologias digitais ministrada pelo professor William Souza. O certificado de registro de programa de computador foi emitido pelo INPI no dia 6 de dezembro é válido por 50 anos.

Conforme o docente, a disciplina tem como objetivo desenvolver jogos digitais educacionais de matemática para o ensino fundamental e médio.  “Tais jogos buscam aliar o entretenimento à aprendizagem, mostrando que jogos educacionais podem ser divertidos e interessantes”, declara. Ao longo da disciplina, os estudantes criaram os jogos “O Paradeiro de Euclides”, “A Trajetória de Ada”, “Sonho com a Botija”, “Caça a Prova de Riemann” e “O Escolhido”. Desses cinco, apenas o jogo “O Paradeiro de Euclides” ainda não está registrado no INPI.

O professor William Souza acrescentou que, no desenvolvimento dos jogos, os alunos utilizaram a ferramenta RPG Maker, que não demanda conhecimentos avançados em programação. “Com isso, os discentes da matemática podem dar seus primeiros passos no desenvolvimento dessas mídias educacionais”, comenta. 

Além de mostrar que aprender matemática pode ser algo divertido, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de tecnologias digitais pelos alunos de Cajazeiras são motivo de satisfação para seus criadores por outros motivos. “Esse trabalho já tem rendido diversos frutos, como por exemplo, a participação e a publicação de um artigo no SBGames 2022, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, que é o maior evento acadêmico da América Latina nessa área, além dos registros de software no INPI”, destaca o professor William Souza.  

 

Acesse os links abaixo e conheça um pouco dos jogos desenvolvidos

 

O Paradeiro de Euclides - https://youtu.be/T0jPb4bhN2w

A Trajetória de Ada - https://youtu.be/fX0-PNrGKBg

Sonho com a Botija - https://youtu.be/WgS3aV2xVS4

Caça a Prova de Riemann -  https://youtu.be/cUW6BSuTUa0

O Escolhido - https://youtu.be/if19dpfPwfY

 

registrado em: