Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 07 > Professor do Campus Cajazeiras publica artigo em revista internacional

Noticia

Professor do Campus Cajazeiras publica artigo em revista internacional

O artigo do professor e pesquisador Dr. Raphaell Maciel de Sousa foi aceito para publicação na revista Sensors, na sub área “avanços na navegação de robôs móveis”
por Clara Marinho publicado: 06/07/2022 14h19 última modificação: 06/07/2022 14h24
Exibir carrossel de imagens O robô Wally é capaz de realizar o mapeamento de um ambiente, detectar obstáculos, identificar pessoas e objetos, deslocar-se de modo autônomo em um ambiente.

O robô Wally é capaz de realizar o mapeamento de um ambiente, detectar obstáculos, identificar pessoas e objetos, deslocar-se de modo autônomo em um ambiente.

O professor Dr. Raphaell Maciel de Sousa é pesquisador da área de robótica e, nos últimos anos tem voltado suas pesquisas para a navegação de robôs móveis com interações sociais entre pessoas e grupos. Seu trabalho intitulado “A New Apporach for Including Social Conventions into Social Robots Navigation by Using Polygonal Triangulation and Group Asymmetric Gaussian Functionspublicado na revista Sensors evidencia as pesquisas desenvolvidas no IFPB Campus Cajazeiras em parceria com pesquisadores da Bahia e do Peru. 

O universo da pesquisa em robótica é dos que mais se expandem, gerando avanços na comunicação, no cotidiano de pessoas e empresas e até mesmo transformando a realidade na qual estamos inseridos. A robótica tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas. Sendo uma das mais promissoras áreas das chamadas profissões do futuro. Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos.  

O artigo acima citado é resultado do trabalho conjunto entre o docente do campus Cajazeiras Dr. Raphaell Maciel de Sousa e outros pesquisadores, dentre os co-autores da proposta estão os pesquisadores: Dr. Dennis Barrios-Aranibar e Dra. Raquel Patiño, ambos da Universidade católica de San Pablo, além do pesquisador Dr. Jose Diaz-Amado do IFBA e Dr. Roque Mendes Prado Trindade da Universidade Estadual da Bahia. 

De acordo com os pesquisadores, o trabalho apresenta um método para classificar grupos de pessoas e inserir características de percepção na definição dos grupos sociais, de modo que o robô possa traçar caminhos que respeitem o espaço individual e/ou grupal e; representa uma contribuição para o estado da arte da robótica móvel autônoma.   

Professor Raphael MacielO método proposto pode ser aplicado a robôs móveis em situações de deslocamento entre indivíduos ou grupos de pessoas. Baseado em técnicas de triangulação já existentes. Porém, a inovação da pesquisa está relacionada com a aplicação desses métodos para classificação de grupos em ambientes caóticos, ou seja, os quais possuem muitos indivíduos. O método proposto ainda fornece meios de inserir parâmetros de percepção no processo de classificação de grupos. Em outras palavras, um robô pode perceber a interação entre duas ou mais pessoas e escolher caminhos alternativos, que evitem interromper estas interações. Isto não acontece nos métodos de busca de trajetória convencionais. 

Clique para ter acesso ao artigo 

*Clara Marinho – jornalista do IFPB

registrado em: