Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 07 > Colação de grau presencial no Campus Cajazeiras é marcada pela emoção

Noticia

Colação de grau presencial no Campus Cajazeiras é marcada pela emoção

Ao todo, 75 alunos receberam a outorga de grau em duas cerimônias
por publicado: 08/07/2022 21h35 última modificação: 09/08/2022 20h52

O IFPB, Campus Cajazeiras realizou no dia 1º de julho, a cerimônia de colação de Grau dos cursos de: Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Computação e Informática, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática. A cerimônia foi a primeira formatura realizada presencialmente desde o início da pandemia de Covid-19, que começou há dois anos.

O evento foi marcado pela emoção. Ao todo, 69 formandos e suas respectivas famílias reuniram-se com a equipe do Campus Cajazeiras para celebrar a conquista dos jovens. “Foi um momento de reencontro” afirmou a diretora-geral do campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci. A diretora disse, ainda, que os estudantes estavam ansiosos por este momento e que alguns se deslocaram de lugares distantes para estarem presentes na cerimônia.

A formanda em Engenharia civil e oradora de todas as turmas, Carollyne Hellen de Andrade Cavalcante, agradeceu aOradora Deus a conquista e, falou de gratidão por todos os que participaram deste momento. “Chegou o tão esperado momento, ele nos traz sentimentos de felicidade, de dever comprido e de orgulho por tudo que já passamos para chegar até aqui. Só cada um de nós sabe explicar as nossas batalhas e como somos gratos a elas, pois foi a partir dessas batalhas que nos tornamos quem somos hoje”, destacou Carollyne.

O sentimento de gratidão também foi externado pela licenciada em matemática, Camilla Deborah. Ela conta que sempre teve dúvidas com relação ao caminho profissional a seguir e que o IFPB a ajudou a decidir o caminho a seguir. “A licenciatura me fez construir uma nova concepção sobre a educação e devo tudo isso a minha querida instituição, que, desde o início, muito bem me acolheu. Foi muito satisfatório estudar com profissionais qualificados e sempre dispostos a atender o aluno da melhor maneira possível, fortalecendo em mim o verdadeiro significado da docência”, reflete Camilla.

JuramentoPara Adriano Davison de Araújo Macedo foi uma grande satisfação poder participar da tão aguardada colação de grau do curso de Licenciatura em Computação e Informática. “Valeu a pena percorrer cerca de 300 km da cidade onde moro para vivenciar esse momento, pois o IFPB Campus Cajazeiras me proporcionou inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional e, em nome dos meus colegas e parceiros de curso, Emerson, Genildo e Rangel, quero agradecer a todos vocês que contribuíram direta ou indiretamente para a minha formação”, comentou Davison.

O formando Diógenes Bezerra Pereira, que veio de Curitiba para a sua formatura no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, descreve sua emoção finalizar um ciclo que perdurava por quatorze anos. Para ele, oFormatura dia primeiro de julho deixou de representar apenas o seu aniversário, para ficar marcado pela grandiosa sensação do reencontro. “Naquele momento, entrava no cerimonial ao som de Photograph do Ed Sheeran sendo tocada em um instrumental de saxofone: ‘Wait for me to come home’. Anos longe de casa, longe do meu lar, o filho a casa torna. Revisitar meus pais, irmãos, amigos que no trajeto se tornaram família dessa instituição que eu chamo de lar”, relata. Ele também agradece a todos os que contribuíram para a sua formação, em especial ao professor, orientador e amigo Ricardo Job, por não deixa-lo desistir.

FormaturaPara a jovem Herllen Medeiros Jales, o momento da cerimônia representa uma oportunidade para relembrar todas as emoções vividas no campus, desde a acolhida pelos servidores, a força recebida nas horas difíceis e o clima de família que paira no campus. “A cerimônia é o momento mais especial, que simboliza um dos passos mais importantes das nossas vidas, que foi acompanhado de muito amadurecimento, conhecimento, experiências e muita emoção”, afirma Herllen. Emocionada, ela dedicou os diplomas de Automação Industrial, conquistado por toda a turma de formandos ao colega de turma Marcos Ivan, que foi vítima da Covid-19 em 2021. “Este momento seria mais feliz se ele estivesse presente”. E por fim, agradeceu ao Campus Cajazeiras por tudo que foi feito durante o percurso formativo. “Vocês foram os melhores e jamais serão esquecidos”, finaliza Herllen.

Para o diretor de Desenvolvimento de Ensino substituto, Leonardo Pereira de Lucena Silva, a cerimônia de colação deFormatura grau representa a frutificação do esforço empreendido pela comunidade acadêmica, que por meio do corpo docente, técnico-administrativos e servidores terceirizados pode entregar 69 novos profissionais à sociedade, reafirmando assim a sua missão na construção de uma sociedade inclusiva, justa e sustentável. Ele destacou, ainda, o fato desta ter sido a primeira colação de grau presencial depois de dois anos de cerimônias virtuais. “Assim pudemos reunir toda a nossa comunidade numa cerimônia belíssima, para juntos celebrar a vitória dos nossos formandos”, comenta o professor.

Formatura.jpgA diretora-geral do Campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci destacou o esforço coletivo e permanente para garantir o direito à educação pública socialmente referenciada para inúmeras famílias cumprindo, assim, a nossa nobre missão, com a forte convicção de que a educação transforma vidas e salva o futuro. “Hoje testemunhamos uma noite histórica para o IFPB Campus Cajazeiras. Uma noite memorável, de realização de sonhos e transformação de vidas, de reconhecimento da ciência e do conhecimento acadêmico, de gratidão a Deus e de vitória. Nós vencemos! A primeira cerimônia solene presencial desde 2020, foi marcada pela emoção e gratidão, com o encerramento de um ciclo permeado por desafios, perdas e inúmeras dificuldades, ressaltou a importância da fé, coragem, obstinação e união frente a um proposito”, disse a diretora em seu discurso. Lucrécia ressaltou ainda que “a noite de celebração contou com 69 estudantes aptos a ingressarem no mundo do trabalho, não apenas por sua sólida formação técnica, mas, essencialmente, pela formação cidadã que resulta das ações tecidas através do trabalho e empenho de homens e mulheres, cotidianamente, com esforço, dedicação e partilha”, finaliza.

Além dos 69 alunos formados nesta sexta-feira (1) outros seis alunos colaram grau de forma extemporânea por teremColação de grau extemporânea.jpg ingressado no mundo do trabalho e precisarem dos seus diplomas. Foram cinco alunos de engenharia civil e um aluno de automação industrial. A cerimônia aconteceu no dia 14 de junho, no Laboratório de Matemática, com a presença dos familiares e servidores do campus, aos quais os alunos prestaram homenagens, em especial as servidoras que trabalham no refeitório.

Para a formanda de engenharia civil,  Larisse Ferreira do Nascimento, participar da colação de grau extemporânea foi a materialização de todo o esforço e dedicação realizados durante a graduação. Ela ficou emocionada com a cerimônia realizada na presença de familiares, servidores da Instituição e amigos, e destacou o sentimento de orgulho e acolhimento oferecidos por aqueles que a acompanharam em sua árdua caminhada. “A Instituição e todos que fazem parte dela, promoveram uma despedida belíssima, do IFPB Campus Cajazeiras que consideramos nossa ‘segunda casa’. Saímos com a certeza de que fomos preparados por ótimos profissionais e, colhemos bons frutos de todo este trabalho para alcançar nosso objetivo final”, comenta Larissa.

MesaA mesa de honra da cerimônia do dia 1º de julho foi composta teve a presença da diretoria-geral do Campus  Cajazeiras, Lucrécia Petrucci; do Coordenador de Controle Acadêmico José de Arimatéia Tavares, representado a Diretoria de Administração e Finanças; do coordenador da Unidade Acadêmica de Indústria, Leonardo Pereira, representando a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino; do professor Fábio Araújo, representando a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia da Automação Industrial; do coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas,  professor Fábio Abrantes Diniz; do coordenado do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Robson Arruda de Andrade e, do Professor Stanley Borges de Oliveira, representando a Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática.

 Texto - Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos - Emanuel da Silva Oliveira - Tradutor intérprete de linguagem de sinais

registrado em: