Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 10 > Abertura do VIII ECMAT celebra 10 anos de licenciatura em matemática no IFPB

Abertura do VIII ECMAT celebra 10 anos de licenciatura em matemática no IFPB

O evento iniciou nesta quarta-feira (20) e se estende até a próxima sexta-feira (22)
por publicado: 20/10/2021 23h02 última modificação: 20/10/2021 23h02

O Campus Cajazeiras do IFPB abriu o VIII ECMAT – Encontro Cajazeirense de Matemática. O evento, que iniciou nesta quarta-feira (20) e vai até sexta-feira (23),  é realizado todos os anos, desde 2014, pela  Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática. O objetivo apresentar à comunidade, trabalhos e estudos na área de matemática pura e aplicada, e de educação matemática e inclusiva através de minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas, rodas de conversa e apresentação de comunicações orais dos artigos submetidos ao evento.

Neste ano, o ECMAT 2021, tem por tema: Uma década da licenciatura em matemática do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras: Tecendo histórias e interligando culturas", em referência a comemoração dos 10 anos de criação do curso de licenciatura, evidenciado suas as contribuições para o Sertão da Paraíba, especialmente para a cidade de Cajazeiras e municípios da região.

A palestra de abertura, intitulada “Oh Licenciatura, conhece-te a ti mesma!” foi ministrada pelo professor John Andrew Fossa, Doutor em Educação Matemática pela Texas A&M University System, TAMUS, Estados Unidos. Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor da ativa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na palestra, o professor abordou três aspectos da licenciatura: conteúdo matemático, tutoria e metodologia de ensino, e trouxe algumas ideias para docência de matemática na licenciatura.

Em seu discurso, a diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, enfatizou o papel da educação como agente transformador da vida dos estudantes, sobretudo aqueles que fazem parte ou são egressos do IFPB, Cajazeiras. Ela destacou ainda os 10 anos do curso de matemática no âmbito do Instituto Federal da Paraíba. “Ao longo desta década, o curso de matemática se fortaleceu em virtude de sucessivas conquistas, primando pela humanização dos processos”, ressalta.

A pró-reitora da PRPIPG Silvana Cunha Costa, substituindo o reitor Nicácio Lopes, parabenizou a equipe organizadora, pela dedicação e cuidado na concepção e organização da programação do evento. A pró-reitora também ressaltou o lançamento do primeiro livro da série Histórias e Memórias do IFPB, o primeiro volume vem do campus Cajazeiras e será lançado durante o evento.

Ao longo desta década, o curso de matemática vem se fortalecendo. Primando pela humanização dos processos, numa ação conjunta,  com diversos segmentos que compõem a nossa comunidade. Enfatizar o papel da educação como agente de transformação. Da vida dos nossos queridos estudantes,  daqueles que fazem parte Do campus Cajazeiras E dos nossos estudantes egressos.

Acesse aqui o portal do evento e confira  a programação

Clique aqui e assista a abertura do evento no YouTube

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/REITORIA