Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 08 > Rodas de Conversas do FESTIN prosseguem nesta terça-feira (31)

Noticia

Rodas de Conversas do FESTIN prosseguem nesta terça-feira (31)

Bate papo com homenageados traz integrantes da Banda Cabaçal São Sebastião
por publicado: 30/08/2021 11h35 última modificação: 30/08/2021 11h35

As Rodas de Conversas com os mestres e mestras homenageados do Festival de Intérpretes e Canções do IFPB (FESTIN) prosseguem nesta terça-feira (31). Desta vez, integrantes da Banda Cabaçal São Sebastião participam do bate papo que acontece a partir das 15h, através do Instagram e do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

A Roda de Conversa é uma ação da Pró-Reitoria em parceria com o Núcleo de Comunicação, Cultura e Artes - NUCCA do Campus Cajazeiras e o Núcleo de Extensão Cultural - NEC da Universidade Federal de Campina Grande.

Composta pelos agricultores de São José de Piranhas/PB: Damião Sebastião e Antônio Pinto (pífanos), José Barbosa (zabumba) e Francisco Rafael (caixa), a Banda Cabaçal São Sebastião possui mais de 50 anos de existência, com foco na música instrumental folclórica nordestina.

Damião Pedro foi o fundador do grupo. Após encontrar um zabumba e uma caixa empoeirados no canto da parede, pertencentes a uma banda inativa da região, teve a ideia de juntar-se a dois pifeiros e reativar a banda. 

A Banda Cabaçal se inspira na tradição nordestina de festejos religiosos como novenas, trezenas, procissões e pagamentos de promessas. Durante sua apresentação, os componentes também imitam os animais da Caatinga (como o caboré e o sabiá) e contam “causos” da cultura popular.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC