Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 12 > Aluno de Cajazeiras conquista medalha de ouro na OBA e na MOBGOG

Aluno de Cajazeiras conquista medalha de ouro na OBA e na MOBGOG

O aluno de Edificações Jorge Luiz Martins conquistou uma medalha em cada um dos eventos
por publicado: 07/01/2021 01h48 última modificação: 07/01/2021 01h49

O aluno do quarto ano do Curso de Edificações, Jorge Luiz Martins, conquistou duas medalhas de ouro. Uma delas foi na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a outra na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os dois eventos são abertos a participação de escolas públicas ou privadas. Devido à pandemia, as olimpíadas deste ano aconteceram virtualmente nos dias 12 e 13 de novembro.

Fascinado pela Astronomia desde criança, Jorge considera a OBA como a sua olimpíada científica favorita. A prova da OBA envolve questões de astronomia e astronáutica, devido ao seu resultado, Jorge classificou-se para a pré-seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. Na MOBFOG, o desafio foi projetar um foguete utilizando o software openrocket para alcançar o maior apogeu (altura vertical) dentro das regras previstas no regulamento.

Para o professor de física Leonardo Pereira da Silva, representante da OBA e da MOBFOG no Campus Cajazeiras Jorge Luiz “é um exemplo de que com humildade, determinação e estudo, nada é impossível para a realização de seus sonhos”. Ele parabenizou o aluno pela conquista das duas medalhas de ouro, uma na 23ª OBA 2020 e outra na 14ª MOBFOG 2020 e por ser convidado para participar participar da seletiva para as olimpíadas internacionais em 2021.

A diretora-geral do Campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci espera que o êxito do aluno seja fonte de inspiração para outros estudantes participarem também de olimpíadas para adquirir mais conhecimento. “Estamos felizes com mais essa grande conquista, nosso estudante Jorge Luiz tem se destacado em vários eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, motivo de orgulho, alegria e incentivo para nossa comunidade. Essa conquista fortalece a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão e a integração dos nossos professores e estudantes, fomentando um ambiente fértil de crescimento pessoal e profissional”, comemora a diretora.

As duas novas medalhas soma-se à coleção de medalhas que Jorge já conquistou em diversas olimpíadas que participou. Foram duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2019 e 2020, Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Brasileira de Medicina (Vitalis), Olimpíada Pocket: Corona Vírus, Olimpíada Pocket: Segunda Guerra; ganhou a medalha prata na Olimpíada Pocket: George Orwell, Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a medalha de bronze na INFOMAT e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

“Além dessas, recentemente conquistei uma Insígnia de Palma na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), obtendo a maior nota no Estado, o que me classifica para a Escola de Linguística de Outono (ELO), evento responsável pela seleção da delegação brasileira para a Olimpíada Internacional de Linguística; fui medalhista de Ouro na II Olímpiada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), que é realizada pela UFPB e recebi o certificado de vencedor na Bricsmath, que é o prêmio máximo da competição de matemática, voltada para alunos dos países que compõem o BRICS.

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB/DGCOM