Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 09 > Histórias de sucesso: conheça a trajetória de Jorge Luiz

Histórias de sucesso: conheça a trajetória de Jorge Luiz

Aos 17 anos ele é medalhista em três olimpíadas e se prepara para intercâmbio no Canadá
por publicado: 13/09/2019 11h16 última modificação: 17/09/2019 09h39

Em meio aos ataques que enfrentamos na educação do país, ser jovem e estudante dedicado é um ato revolucionário. Todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos nos molda e nos capacita não só viver em sociedade como também nos permite ser agente transformador do meio social.

Nascido em São João do Rio do Peixe, cidade do interior da Paraíba, e aluno do IFPB Campus Cajazeiras, Jorge Luiz já tem muita história de sucesso para contar. Filho de professora, ele cresceu num ambiente onde o estudo era parte da rotina familiar. “Minha casa sempre foi cheia de livros porque minha mãe é professora e estava sempre debruçada sobre os livros estudando ou preparando aula”, disse.

O garoto de 17 anos que cresceu com o sonho de ser astronauta ouvia da família e dos amigos que o Instituto Federal da Paraíba seria o melhor caminho para trilhar o sucesso futuro. Cursando o 3º ano do curso técnico integrado de Edificações ele soma conquistas que refletem sua dedicação aos estudos. “Não é que eu estude demais, eu gosto muito de disciplinas como matemática, física, geografia, inglês e para mim é prazeroso pesquisar e ler sobre temas que me interessam”, disse. Jorge Luiz se diz apaixonado pelo IFPB Campus Cajazeiras e reconhece a importância do Instituto em sua vida. “Percebo o quanto já aprendi ao longo desses três anos, sei que estudo numa das melhores escolas da Paraíba e sou grato pela qualidade dos laboratórios e dos professores capacitados que temos”, disse.

Jorge coleciona medalhas de três olimpíadas (de Matemática, Astronomia e Geografia) e agora se prepara para mais um desafio: ele foi contemplado no edital de Intercâmbio do IFPB e passará um mês no Canadá para aprimorar seu inglês. O edital divulgado analisava o histórico escolar e a realidade socioeconômica dos alunos. O vencedor do Campus Cajazeiras irá para Toronto em outubro junto com mais oito alunos do IFPB de outros campi. “Sei que esse momento fará o diferencial na minha carreira e me ajudará nos estudos de astronomia. Agradeço ao professor Fernando Van Woensel, pois seu método de ensino me fez evoluir no inglês, principalmente com as provas que ele aplica. Estou pesquisando sobre a cidade e a cultura de Toronto e reunindo todos os documentos necessários para a viagem”, revelou.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, o projeto English Through Toronto “visa oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar uma língua estrangeira no exterior com fins de complementar a formação para o mundo globalizado, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”.

Apaixonado por astrofísica (ramo da astronomia que estuda o universo e os diversos corpos que o compõem por meio das leis da física e química), Jorge Luiz estava se preparando para participar da Jornada Espacial que acontecerá em São José dos Campos-SP, no mês de novembro. “Tive a melhor nota na prova de Astronáutica, por isso fui convidado para participar desse evento científico junto com o professor Leonardo Pereira, mas não poderei participar porque coincide com o período que estarei no Intercâmbio”, disse.

Em agosto ele foi premiado na OCZM (Olimpíada Cajazeirense de Matemática) durante o Encontro de Matemática, realizado no Campus. No sexto e sétimo anos ele recebeu menção honrosa da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e também é medalhista da Olimpíada Geografia do IFPB-CZ.

*Por Clara Marinho - AsCom do IFPB