Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 04 > Professores participam de encontro pedagógico para o ano letivo 2019.1

Professores participam de encontro pedagógico para o ano letivo 2019.1

A edição teve como objetivo alinhar o ensino tecnológico com os anseios do mercado de trabalho
por publicado: 24/04/2019 18h39 última modificação: 24/04/2019 18h39

Professores, pedagogos e coordenadores de curso se reuniram na última quarta-feira, 17, para discutir o perfil dos alunos egressos dos cursos ofertados pelo IFPB Campus Cajazeiras a partir da visão do mercado. O encontro recebeu um novo formato em relação às edições anteriores e colocou os docentes como agentes protagonistas no planejamento de novas propostas.

O corpo docente foi divido em grupos e ao longo do dia participou de atividades desenvolvidas no formato de gamificação (que consiste no uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos). Cada grupo assistiu a vídeos que continham depoimentos de empresários e engenheiros da região dizendo o que esperam dos profissionais formados pelo IFPB Campus Cajazeiras, bem como vídeos de alunos com depoimentos sobre quais habilidades eles acreditam que irão desenvolver ao longo do curso.

De acordo com o Diretor de Ensino, Raphaell Melo, o encontro serviu como termômetro para que os planos pedagógicos de cursos (PPC) técnicos integrados possam ser repensados e que o ensino científico e tecnológico ofertado pelo Campus Cajazeiras e a realidade do profissional exigida pelo mercado local esteja cada vez mais alinhada. “O produto final consiste num perfil de egresso composto por seis tipos diversos de habilidades/competências. No segundo semestre iniciaremos um trabalho de reformulação dos nossos PPC”, disse.

O professor da área de Indústria Leandro Honorato avaliou positivamente o evento. “O interessante foi porque na edição anterior trabalhamos propostas de metodologias de aprendizagem ativas e nesta edição nós trabalhamos ativamente. O formato do encontro permitiu que pudéssemos pensar juntos sobre os cursos que ofertamos, nos egressos, nas capacidades e habilidades que os alunos precisam desenvolver”, disse.