Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2018 > 11 > Campus Cajazeiras terá I Festival Interescolar de Xadrez (NOVA DATA)

Campus Cajazeiras terá I Festival Interescolar de Xadrez (NOVA DATA)

Projeto visa desenvolver ferramentas de pensamento (“thinking skills”) e habilidades cognitivas nos alunos.
por publicado: 27/11/2018 10h54 última modificação: 30/11/2018 11h25

O Festival Interescolar de Xadrez que acontecerá no Campus Cajazeiras no dia 17 de dezembro é resultado de um projeto de extensão desenvolvido pelo professor de História José Marcelo. As cinco atividades que fazem parte da programação oficial acontecerão em salas de aula, no pátio e auditório do Campus.

De acordo com o professor Marcelo, o objetivo central desse projeto “é introduzir a prática e a cultura do xadrez no universo escolar. Uma vez que o xadrez se tornou, na educação moderna, uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem – trazendo consigo uma série de benefícios educacionais e sociais, além daqueles ligados ao campo da saúde física e mental”, disse.

As atividades do Festival de Xadrez acontecerão durante todo o dia e contará com exposição de banner, mesa redonda, oficinas, mostra de filmes e campeonato (dividido entre as modalidades Médio/Integrado e Susequente/Superior). Os alunos interessados podem se inscrever até o dia 07 de dezembro, através do link: encurtador.com.br/dewzO

O idealizador do projeto lista as principais habilidades que a prática do xadrez visa  desenvolver: “trata-se das ferramentas de pensamento (“thinking skills”) e habilidades cognitivas que são as atividades mentais que os alunos usam para processar informações, estudar, fazer conexões, tomar decisões, compreender experiências, resolver problemas, tomar decisões, fazer perguntas, fazer planos ou organizar informações e criar novas ideias”, destacou.

Confira a programação:

4756fa98-e2cb-4b12-93a6-de3a42f05bdf.jpg