Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 08 > Alunos ministrarão oficinas de informática para assentados

Alunos ministrarão oficinas de informática para assentados

Há ainda 10 vagas para pessoas da comunidade.
por publicado: 03/08/2017 12h48 última modificação: 03/08/2017 12h57

Alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática (INTIN) ministrarão neste sábado (05) e no próximo sábado (12/08), no horário das 09h às 12h, no Campus Cajazeiras, a oficina “Informática: diminuindo as distâncias entre os mundos do campo, do trabalho e das artes: saberes básicos de Word e Paint”. O principal público alvo são jovens e adultos de assentamentos rurais, representados pela CAAASP (Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano) e estudantes do PROEJA. Mas ainda há 10 vagas disponíveis para pessoas da comunidade em geral que queiram participar.

Os interessados devem procurar a Professora de História, Valéria José Silva Santos, ou os alunos William dos Santos da Silva e Carlos Alexandre Oliveira, do 3º INTIN. A oficina é fruto do projeto de extensão "Modesto Maciel: memória silenciada, arte que narra histórias no sertão", através do qual a equipe está fazendo um levantamento e catalogação das obras desse artista plástico Cajazeirense, que representa muito da história da cidade e ganha a vida através da sua arte. Modesto irá ministrar uma oficina de restauração de artes sacras para os assentados da CAAASP no mês de setembro.

Mas você pode se perguntar: o que tem a ver um artista plástico com os assentados da reforma agrária? E o qual a ligação entre uma oficina de informática e outra de artes? É que o Modesto e alguns integrantes dos assentamentos fizeram parte de outro projeto da professora Valéria que, no ano passado, deu voz a diversos atores sociais da cidade para recontar, através de suas memórias, a história de cajazeiras.

Naquela oportunidade, jovens e adultos do Assentamento Frei Damião demonstraram o seu interesse conhecer o mundo digital através do computador e a equipe do projeto os proporcionou isso por meio de uma oficina de conhecimentos básicos de informática, ministrada no IFPB Campus Cajazeiras. Dessa vez, os oficineiros irão explorar mais que conhecimentos técnicos. “Queremos estimular também a parte artística deles, através de imagens, desenhos, formas gráficas, que complementam e enriquecem o texto. Por isso trabalharemos com o Word e Paint”, explicaram William e Carlos.

De acordo com a professora Valéria, as oficinas de informática farão uma ponte entre a estética da arte digital, com a estética da obra de arte, a qual os assentados irão aprender com Modesto em setembro. Mas, segundo a coordenadora, a partilha de conhecimentos sobre restauração de artes sacras, que será feita pelo artista, tem um objetivo ainda maior. “É importante que o homem do campo fique no campo e tenha condições de ter uma vida digna lá. E como a arte é um saber fazer, torna-se mais um caminho, mais uma possibilidade de trabalho e qualificação para os agricultores dos assentamentos”, afirmou Valéria.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras