Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 06 > Alunos do Campus Cajazeiras vão disputar o GIFMA

Alunos do Campus Cajazeiras vão disputar o GIFMA

Equipes Beta e Asa Branca esperam conquistar o primeiro lugar para o IFPB.
por publicado: 08/06/2017 17h17 última modificação: 08/06/2017 17h21

Uma comitiva de 40 pessoas partiu hoje do IFPB Campus Cajazeiras com destino a Caxias, no Maranhão. Eles irão participar do GIFMA Camping, uma gincana promovida pelo Instituto Federal do Maranhão, que acontece entre os dias 09 e 11/06.

Estudantes, professores, técnicos administrativos de vários estados do nordeste irão participar do GIFMA, que tem como tema “Nas Trilhas da Educação”. Além de promover essa integração de pessoas, a gincana busca incentivar os participantes a exercitarem a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente; desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão; desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários, exercitar o espírito de liderança e motivação.

O Campus Cajazeiras será representado por 36 estudantes divididos em duas equipes: Asa Branca e Beta. São alunos dos Cursos Técnicos Integrados (Informática, Edificações e Eletromecânica) e Superior em Engenharia Civil, que foram escolhidos de acordo com o Coeficiente de Rendimento Escolar. Eles serão coordenados pela professora Samara Santos e acompanhados também pelos professores Teobaldo Gabriel e Francisco Augusto.

Antes de participar do acampamento, as duas equipes realizaram atividades pedagógicas e de extensão, que são requisitos para a segunda fase da gincana. Entre as pedagógicas, por exemplo, os alunos precisaram redigir uma redação, produzir um documentário e proferir palestra em uma escola pública. Já na extensão, eles fizeram a arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas com famílias do bairro Cristo Rei, doaram sangue para o Hemocentro Regional e visitaram um lar de idosos da cidade.

“O envolvimento deles foi imediato, desde o recebimento do convite até a execução de todas as atividades. Houve uma aceitação e demanda maior do que esperávamos. O trabalho em equipe, bem como, a mobilização interna e externa dos voluntários participantes também foi essencial para conseguirmos cumprir todas as tarefas, e não bastava apenas realizar as atividades, também foi necessário documentar com registros fotográficos e audiovisuais. Todos os envolvidos estão de parabéns, alunos, servidores, parceiros e voluntários. Agradecemos a participação e colaboração de todos. Estamos preparados e esperamos voltar do Maranhão com o 1º lugar no evento”, disse a professora Samara.

Maria Gabriele Lemos Barbosa, do 4º INTED é líder da equipe Beta. Segundo ela, a experiência é desafiadora e gratificante. “Até aqui, mesmo com as dificuldades, tem sido muito bom, principalmente na parte solidária, quando recebemos o agradecimento das pessoas. Agora a expectativa está enorme, o nervosismo também por ter que chegar lá e passar confiança para todos. Mas o desejo é trazer esse troféu para o campus”, contou.

Já o líder da equipe Asa Branca, José Altair Pereira Dantas, do 4º INTED, disse que não estava nervoso, pelo contrário, muito confiante. “Eu confio muito no meu grupo, tenho certeza que todos têm capacidade de fazer o melhor, seja física ou psicologicamente eu acredito que estamos preparados para chegar lá e vencer. Já temos aprendido muito com o GIFMA. Para mim a atividade mais gratificante foi a visita ao abrigo de idosos, ver o quanto eles ficaram felizes por receber nossa atenção e carinho”, afirmou.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.