Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 03 > Alunos participam de Visita Técnica à Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu

Alunos participam de Visita Técnica à Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu

Atividade foi uma prática da disciplina Hidrologia, de Engenharia Civil.
por publicado: 27/03/2017 10h59 última modificação: 27/03/2017 11h00

A turma do 6° período do curso de Engenharia Civil do Campus Cajazeiras participou, entre os dias 22 e 24/03, de uma visita técnica à Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. A aula prática foi coordenada pelo professor Bruno Medeiros, que ministra a disciplina de Hidrologia.

A atividade teve início no dia 22 de março, no qual é comemorado o dia Mundial da Água. E o intuito, de acordo com o coordenador, foi lembrar o significado da data, unindo a teoria vista em sala como a prática de campo. No roteiro da visita, os estudantes visitaram as seguintes cidades: Jardim de Piranhas-RN, Caicó-RN, Jucurutu-RN, Florânia-RN, Cerro Corá-RN, Lagoa Nova-RN, Currais Novos-RN e Acari-RN. De acordo com o professor Bruno Medeiros, objetivo foi observar, ao longo das cidades, as características hidrológicas e de obras hidráulicas que compõem a referida bacia (densidade de drenagem, coeficiente de compacidade, barragens, impactos ambientais devido à ausência de saneamento, adutoras, captações de água, reuso de esgotos, estações de tratamento de água e esgotos, etc.).

“A visita conseguiu compatibilizar a teoria da disciplina Hidrologia com a prática, tentando assim, despertar o conceito de sustentabilidade ambiental aliado a Engenharia Civil. Para um melhor aproveitamento da visita, em diversos momentos foram abordados “in loco” os conteúdos já repassados em sala de aula, com o intuito de que os alunos pudessem observar, na prática, a teoria já exposta, observando os diversos temas trabalhados e praticando assim o exercício como um profissional”, afirmou Bruno.

A aluna Mayza Ornella afirmou que a experiência foi muito produtiva. “Vimos na prática tudo o que estudamos com o professor Bruno, não só na cadeira de Hidrologia, mas em Hidráulica também. Toda parte teórica que vimos em sala sobre bacias, reservatórios, captação de água, tratamento de esgotos, entre outros assuntos, foi mostrada de forma a nos fazer enxergar o que acontece de verdade em campo. Adquirimos conhecimento principalmente sobre a importância que devemos dar não só à utilização da água, mas a todas as etapas até ela chegar às nossas torneiras. Foi uma experiência incrível, principalmente para mil que quero seguir nessa área à engenharia hídrica”.

Um pouco sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu: abrange um território de 42.900 km² distribuído entre os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, engloba 147 municípios, sendo 102 na Paraíba e 45 no Rio Grande do Norte. Nesses municípios vivem aproximadamente 1.552.000 habitantes, A maior cidade da Bacia é Patos (88.000 hab.). Outras cidades importantes são Sousa, Cajazeiras e Pombal na Paraíba, e Caicó, Assu e Currais Novos no Rio Grande do Norte. O principal rio que forma a bacia, o rio Piancó-Piranhas-Açu, nasce na Serra de Piancó no estado da Paraíba e desemboca próximo à cidade de Macau no Rio Grande do Norte.

A perenidade de seu fluxo é assegurada por dois reservatórios de regularização (barragens) construídos pelo DNOCS: O Coremas – Mãe d’Água, na Paraíba, com capacidade de 1,36 bilhões de m³ e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, com 2,4 bilhões de m³. Ao longo do sistema hídrico que compõe esta bacia hidrográfica (riachos, rios, canais, barragens, lagoas, etc), desenvolvem-se diversos usos da água, como: irrigação difusa, irrigação em perímetros públicos, abastecimento humano, dessedentação animal, lazer, produção energética e aquicultura. A bacia está totalmente inserida em território semi-árido, com precipitações médias variando entre 400 e 800 mm anuais concentradas entre os meses de fevereiro a maio.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.