Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 10 > Visita interdisciplinar ao Lajedo do Pai Mateus

Visita interdisciplinar ao Lajedo do Pai Mateus

Alunos do Campus Cajazeiras participam de aula de Campo na cidade de Cabaceiras.
por publicado: 10/10/2016 11h12 última modificação: 10/10/2016 11h15

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPB/Campus Cajazeiras tiveram, nos últimos dias 06 e 07 de outubro, aulas diferentes de História, Geografia e Sociologia. Eles participaram de visita técnica ao Sítio Arqueológico Lajedo do Pai Mateus, localizado no município de Cabaceiras, Cariri paraibano.  A aula de campo interdisciplinar foi coordenada pela professora  de História, Valéria Santos, com apoio dos professores Teobaldo Gabriel, de Geografia e Maria José Alves, de Sociologia, além do Diretor de Ensino, Professor Gastão Coelho.

De acordo com a professora Valéria, a visita técnica começou a ser planejada durante as aulas expositivas sobre a Construção da História – com ênfase na origem do homem americano – a partir da Região do Cariri Velho no estado da Paraíba. “É relevante dizer que houve inquietação e desejo discente para compreender, alargando o conhecimento, um período da História da Pré-história tão distante deles, e, ao mesmo tempo, tão próximo, pois os sítios arqueológicos impregnados de inscrições rupestres, datadas de aproximadamente 6.000 anos, ficam a 360 km do IFPB/Cajazeiras”, afirmou a professora, acrescentando que a experiência possibilitou o encontro da teoria, aprendida em sala de aula, com a prática observação empírica.

Do ponto de vista da Geografia, segundo o professor Teobaldo, “foi feita a observação em campo das formações rochosas, levando à compreensão que devido ao baixo índice de chuva do Cariri paraibano, as rochas sofrem um desgaste natural ocasionado pela mudança brusca de temperatura, pois durante o dia é muito quente e à noite muito frio. Mostramos também a vegetação e o solo da caatinga”, contou.

Sociologicamente, os alunos puderam compreender o impacto da economia criativa para o município. Cabaceiras é hoje conhecida como “Roliúde Nordestina”, graças ao destaque que ganhou depois das gravações do filme o “Auto da Compadecida”.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.