Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 10 > Saberes da Cultura Judaica no Campus Cajazeiras

Saberes da Cultura Judaica no Campus Cajazeiras

Evento “Fragmentos da história dos Hebreus” acontece nesta quarta (19/10).
por publicado: 18/10/2016 09h51 última modificação: 26/10/2016 15h30

Será realizado amanhã (19/10), durante todo o dia, o evento “Fragmentos da história dos Hebreus: Os saberes cotidianos da Cultura Judaica no Sertão da Paraíba”.  A ação pedagógica extensionista é coordenada pela professora de História, Valéria Santos, e surgiu por meio das dinâmicas didático-pedagógicas  discorridas em sala de aula, na turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática (2º INTIN) durante a produção  de  conhecimento  sobre  os  Hebreus.

O evento será iniciado ás 08h com uma palestra ministrada por Lindalberto Seixas, líder da comunidade judaica do município de São João do Rio do Peixe. Entre os temas a serem expostos pelo palestrante estão: o que é judaísmo e quais os tipos; o calendário Judaico – Lunar/Solar; o dia-a-dia no Judaísmo; ritos de Passagem e costumes judaicos presentes no nosso cotidiano. Haverá ainda apresentação dos alunos sobre os Hebreus e exibição do documentário “A Estrela Oculta do Sertão” e o do filme “O violinista no telhado”. Clique aqui e acesse o folder com a programação completa do evento.

“Esse evento justifica-se, pelo valor de rememoração histórica do povo e das práticas de vida e  trabalho, com raízes profundas na formação do povo brasileiro. A cultura judaica surge como  mais  uma  possibilidade  de  (re)  conhecimento e permanências de usos e costumes no dia a dia do Brasil”, afirmou a professora.

De acordo com Valéria, o objetivo da ação é transcender as paredes da sala de aula e proporcionar à comunidade interna e externa do IFPB/Campus Cajazeiras,  o alargamento da produção de saberes  sociais,  historicamente  enraizados  na cultura  do  Brasil,  com  ênfase  no  Sertão  da Paraíba.

Ainda segundo os alunos do 2º INTIN que participam do projeto, evento visa ainda fomentar uma cultura de conhecimento e tolerância étnico racial, como prática cotidiana de convivência. “estamos buscando conhecimentos que possam alargar nossas perspectivas de visão de mundo,  com  vistas  a  entender que,  independente  de  credo,  cor,  cultura,  gênero,  aptidões  físicas,  somo  todos humanos, que somente juntos  –  identificados  como  seres  humanos  –  colaborando e cooperando, uns com os outros, seremos fortes para enfrentar dificuldades e, assim, nos tornar um só povo  –  o povo brasileiro”.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.