Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 09 > Prorrogado o Processo Seletivo 2017 do IFPB

Destaque

Prorrogado o Processo Seletivo 2017 do IFPB

Alunos de Cajazeiras contam que cursos técnicos são aprendizado para a vida e a base do futuro profissional
por publicado: 30/09/2016 10h25 última modificação: 03/11/2016 21h53

Ensino de qualidade, com professores que são em sua maioria mestres e doutores. Laboratórios e uma estrutura física que da suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Políticas de Assistência Estudantil que oferecem ao aluno benefícios como transporte, moradia e alimentação, e o possibilitam permanecer na escola. Oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão e apresentar trabalhos em grandes eventos. Ter acesso a uma formação tecnológica e ao mesmo tempo humanística, que forma para o mundo do trabalho e para a vida. Esses fatores foram elencados por alunos do Campus Cajazeiras, como o diferencial de estudar no IFPB. Para quem procura fazer um curso técnico em uma instituição com esses requisitos, chegou a hora. Estão abertas, até o dia 08 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do IFPB.

Acesse aqui os Editais. 

Alguns alunos dos cursos que são ofertados pelo IFPB/Campus Cajazeiras (Edificações, Eletromecânica e Informática) foram entrevistados e disseram porque vale a pena estudar aqui. O primeiro foi Lucas Oliveira, que cursou Eletromecânica e agora é concluinte de Automação Industrial. Com a experiência e a vivência de quem está no IFPB/Campus Cajazeiras há mais de seis anos, ele falou sobre o diferencial desta instituição.

“A diferença é principalmente a qualidade do ensino, o nível de formação dos professores. Outra coisa é a janela para o mundo da pesquisa e extensão. Eu já fui bolsista de pesquisa, atualmente estou num projeto de inovação tecnológica e também tive oportunidade de participar da Empresa Jr. Autec, que na prática funciona como extensão porque efetuamos projetos para a comunidade externa e onde eu também pude conhecer o empreendedorismo. Temos a oportunidade de participar de eventos como a reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CONNEPI (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação), entre outros, onde além de apresentar trabalhos, podemos ampliar nossa rede de contatos. Isso é muito difícil de um aluno de ensino médio conseguir em outra instituição”, contou.

Beatriz Bezerra de Sousa, do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, também participou de projetos de pesquisa e extensão, tendo sido destaque enquanto programadora do aplicativo “Segundo Mendel”, que auxilia os estudantes no estudo da genética. Ela afirma que o curso técnico serviu para ela como um norte para escolher a profissão que deseja seguir.

“Dá pra perceber de forma relevante a diferença de quando o aluno entra e quando ele sai daqui, porque leva uma bagagem de conhecimento muito grande. Eu aqui tive a oportunidade de participar de projetos que me ajudaram a escolher a profissão que eu quero seguir, quero ser programadora, estou estudando para passar em Ciências da Computação, e eu acho que é isso que acontece com os cursos técnicos, eles nos direcionam. Eu diria que se a pessoa gostar da área tecnológica, os três cursos proporcionam abrir um leque de possiblidades para a sua carreira futura. Eu já recebi vários convites para trabalhar na área e estou esperando passar o ENEM para escolher aquela que eu possa conciliar com os meus estudos”.

Conversamos também com Geovany Barrozo, que cursou Edificações e agora está no 4º período de Engenharia Civil, no Campus Cajazeiras. Enquanto aluno do curso técnico, ele foi um colecionador de medalhas em olimpíadas de matemática e também teve participação de destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o que o levou a participar da XI Jornada Espacial Brasileira. Geovany afirma que o IFPB, além de oferecer uma formação técnica de qualidade, também prepara para a vida.

“Aqui nós temos uma estrutura física diferenciada com laboratórios, e espaços que são uma extensão da nossa casa, pois a maioria de nós passa a maior parte do dia aqui. Eu sou beneficiado pelas políticas da assistência estudantil que me ajudaram e ainda me ajudam a permanecer estudando. Muita gente pensa que o IF, por ser uma escola técnica, prepara as pessoas apenas para o mercado de trabalho, mas eu posso garantir que é totalmente diferente. Quando eu iniciei meus estudos aqui e ao terminar o técnico, eu consegui sair com uma grande capacidade de senso crítico, de saber discernir e questionar sobre as informações que nós recebemos a todo momento. E isso é um grande diferencial para quando, por exemplo, a gente vai escolher um curso, prestar vestibular. Então pra mim o IF trouxe uma grande bagagem de conhecimentos e também grandes amizades, eu cresci muito aqui”.

Este ano a forma de ingresso não será mais através de prova escrita, mas por análise do histórico escolar. Outra mudança é que as inscrições serão totalmente gratuitas. No Campus Cajazeiras são ao todo 200 vagas, sendo 80 para os Cursos Técnicos Subsequentes (Edificações e Eletromecânica) e 120 para os Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Informática, Edificações e Eletromecânica). Para concorrer às vagas dos cursos subsequentes é preciso ter concluído ou estar concluindo o ensino médio e para os cursos integrados é preciso ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, disponibilizado no endereço eletrônico https://estudante.ifpb.edu.br, inclusive o Questionário Socioeconômico, anexar o Histórico Escolar ou documento equivalente. Há cotas para candidatos com deficiência e egressos de escolas públicas. A seleção se dará a partir da média aritmética das disciplinas.

Será disponibilizado um posto de inscrição no Campus Cajazeiras para que os candidatos que não tiverem acesso à internet possam se inscrever. No dia 14/11 será divulgada a lista oficial de candidatos inscritos e no dia 19/12 o resultado final do processo.

 

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras

registrado em: