Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 09 > Curso de Extensão em Língua e Cultura Japonesa

Curso de Extensão em Língua e Cultura Japonesa

Inscrições nos dias 03 e 04/10, com vagas para os módulos básico e avançado.
por publicado: 30/09/2016 12h29 última modificação: 30/09/2016 12h29

Acontecem nos dias 03 e 04 de outubro, as inscrições para o Curso de Extensão em Língua e Cultura Japonesa, nos níveis básico e avançado. Estão sendo ofertadas 25 vagas para cada módulo. Para se inscrever os interessados devem procurar a Coordenação de Extensão, no horário das 13h às 17h e das 19h às 21h. As aulas terão início no dia 11/10, para o nível I, e dia 19, para o II. O Ministrante é o professor Dr. Romeu Nunes.

O curso é aberto para alunos do IFPB e de outras instituições públicas de Cajazeiras e região, bem como a professores de escolas públicas. Para se inscrever é preciso preencher alguns requisitos como: estar regularmente matriculado em escola de ensino público de Cajazeiras ou região e apresentar média igual ou superior a sete (regras válidas para o candidato aluno, que também deve anexar cópia do histórico escolar); já o candidato professor deve apresentar comprovante de vínculo empregatício efetivo ou temporário em instituição de ensino público de Cajazeiras ou região. No caso do candidato ao módulo II é preciso também ter cursado com êxito o módulo I ou ser aprovado em prova de nivelamento, cujo conteúdo está disponível no anexo II do edital. A prova será realizada no dia 05 de outubro, das 19 às 21 horas, na sala 20, do Campus Cajazeiras.

Clique aqui e acesse o edital do módulo I

Clique aqui e acesse o edital do módulo II

Entre os objetivos dos cursos estão: difundir a cultura japonesa por meio do ensino da língua, da propagação de seus costumes e de seus valores sociais; promover a aprendizagem de aspectos básicos da língua japonesa nas habilidades de leitura, escrita e conversação (compreensão auditiva e fala) e conhecer programas de bolsas de estudo do governo japonês, ofertados anualmente à população brasileira, para cursos técnicos, graduação, pesquisa, treinamento, pós-graduação, e pós-doutorado.

O aluno Fernando Firmino, do curso de Automação Industrial, foi aluno da primeira turma agora fará o módulo II. Ele recomenda o curso e afirma que além de aprender mais sobre a língua, abriu novos horizontes profissionais. “O curso de japonês foi crucial para eu desenvolver o interesse de estudar fora. Se não fosse pelo Professor Romeu, que comentou sobre essa bolsa de estudos no Japão, eu nem sequer saberia da existência dessa oportunidade. Eu escrevi um projeto de pesquisa na área a qual estou me graduando, Tecnologia em Automação Industrial, sob a orientação do Professor André Fellipe, seguindo uma pesquisa a respeito de Materiais Inteligentes que já vínhamos trabalhando em outros projetos desde 2014, totalmente dedicado à concorrer para a bolsa de estudos do MEXT. Infelizmente, por motivos burocráticos, não foi possível, mas no ano que vem estarei ainda mais preparado para, dessa vez, submeter o projeto”.

O professor Dr. Luis Romeu Nunes, responsável pelo projeto, leciona na Unidade de Indústria Campus Cajazeiras. Ele morou no Japão durante 10 anos, e lá fez mestrado, doutorado e o Pós-doutorado em Processamento Óptico de sinais no National Institute of Information and Communications Technology (NICT) - Centro de Pesquisa do Ministério das Telecomunicações do Japão.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.