Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2024 > 04 > Alunos do IFPB CACC são selecionados para a segunda fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

20 das 27 equipes inscritas passaram para a segunda fase
por publicado: 23/05/2024 17h13 última modificação: 23/05/2024 17h13

O IFPB Campus Avançado Cabedelo Centro passou para a segunda etapa da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com a classificação de 20 equipes da Unidade do IFPB. A primeira fase aconteceu no período de 13 a 18 de maio e a segunda começou nesta quinta (23) e se estende até sábado (25). Cada equipe é composta por três alunos do primeiro ao terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Serviços Jurídicos.

A professora Karine Lopes, que está à frente das equipes participantes informou que inicialmente o CACC inscreveu 27 equipes das quais, 20 foram selecionadas para a segunda fase. A professora Karine avalia que o resultado alcançado nessa primeira fase foi muito favorável para a instituição, que participa pela primeira vez do certame. Com o resultado ela segue na preparação das equipes por meio de encontros semanais via Google Meet. As provas ocorreram de modo online, por meio plataforma da UNICAMP. As equipes têm o prazo de uma semana para responder cada fase, a qual inclui 10 questões e uma tarefa.

“Fico muito feliz com o grande interesse e participação ativa dos alunos e alunas do IFPB CACC no processo de ensino-aprendizagem estimulado pelas questões da ONHB. Vejo com clareza o amadurecimento dos participantes nas discussões ligadas a uma educação antirracista e cada vez mais inclusiva”, afirmou Karine.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma competição acadêmica que visa incentivar o interesse e a pesquisa em História do Brasil. Os participantes enfrentam desafios que requerem não apenas conhecimento histórico, mas também habilidades de interpretação, análise crítica e trabalho em equipe. A ONHB é composta por seis fases que são realizadas remotamente e pela final que é realizada presencialmente.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB