Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2024 > 03 > IFPB Campus Avançado Cabedelo Centro promove Jornada pela Equidade de Gênero durante o mês de março

Destaque

IFPB Campus Avançado Cabedelo Centro promove Jornada pela Equidade de Gênero durante o mês de março

No Dia Internacional da Mulher, ocorre à primeira ação integrada com palestras e apresentação artística no Teatro Santa Catarina.

por publicado: 08/03/2024 07h55 última modificação: 08/03/2024 07h58

Docentes, técnicos-administrativos, discentes e pessoas da comunidade externa mobilizam-se para realizar uma ampla programação acadêmica durante todo o mês de março. A Jornada pela Equidade de Gênero objetiva problematizar a capacidade da sociedade assumir a luta das mulheres, especialmente a luta das mulheres negras e indígenas.


A iniciativa faz parte do calendário acadêmico do campus e integra o projeto “ERER o Ano Todo”, que pretende implantar ações concretas e curricularizadas relacionadas à educação para as relações étnico-raciais. O projeto propõe à comunidade acadêmica do IFPB CACC temas geradores para transversalizar práticas pedagógicas, estimulando as discussões que envolvem a história da África e a cultura afro-brasileira e indígena.


O projeto “ERER o Ano Todo” foi apresentado pelo NEABI do campus e adotado como proposta-base para nortear as ações pedagógicas de 2024. Está baseada nos acúmulos de lutas dos movimentos negros e indigenistas brasileiros, bem como nas Leis nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e nº 11.645/2008, que incorporou a cultura indígena.


Ao todo, serão 21 atividades realizadas nas áreas de humanas, ciências da natureza, linguagens, projeto integrador, área jurídica e outras ações integradas no Teatro Santa Catarina e online. A Jornada envolverá todos os cursos técnicos regulares do campus, a saber: integrado e subsequente Serviços Jurídicos; subsequente em Guia de Turismo; subsequente em Transações Imobiliárias; e os cursos subsequentes EaD de Comércio Exterior, Guia de Turismo, Transações Imobiliárias e Serviços Jurídicos.

 Programação - 08 de Março:

- Abertura
- Apresentação musical: Hadassa (discente CACC)
Mesa Redonda: As diferentes mulheres

Dra. Monique Ximenes - Pesquisadora e Docente do IFPB-CACC 
- Maria José da Silva (Lia) - Representante das marisqueiras de Cabedelo/PB
- Yanara Silvadiscente IFPB-CACC. Grêmio Estudantil, NEGEDIS e o NUCA

registrado em: