Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2020 > 04 > Mexe CACC

Mexe CACC

O programa visa combater o sedentarismo em tempos de quarentena
por publicado: 15/04/2020 20h47 última modificação: 15/04/2020 20h47

Pensando em auxiliar a comunidade escolar nesse período de quarentena, o Campus Avançado Cabedelo Centro, através de seu professor de Educação Física Jailson Oliveira da Silva, idealizou o Programa Mexe CACC, que visa disponibilizar semanalmente, a partir das redes sociais, uma série de treinamentos de baixo impacto e fácil realização por qualquer pessoa, de qualquer idade. O Programa vem ganhando adesão de estudantes, servidores e familares.

Neste período de quarentena, no qual as pessoas se encontram reclusas em suas casas, o mais importante é evitar ficar o tempo todo sentado ou deitado, para manter a saúde física e mental e, deste modo, combater o comportamento sedentário. De acordo com o docente, as pessoas normalmente têm dificuldades para seguir uma rotina de atividades físicas alegando indisposição, falta de recursos financeiros e principalmente a falta de tempo. Porém, neste período de quarentena, é comum a disponibilidade de tempo livre, o que torna possível reservar alguns minutos para cuidar da nossa saúde.

Diante disso, o Programa Mexe CACC orienta que os participantes executem os exercícios pelo menos 3 vezes na semana, em um tempo mínimo de 30 minutos, podendo utilizar os recursos e pesos que possuem em casa (1kg de arroz ou feijão, por exemplo), de acordo com as suas possibilidades. Dentre as atividades, são sugeridas:

- Andar e passear de bicicleta (o ideal é que seja realizada dentro do local onde mora, ex: quintal da casa);

- Brincar com jogos ativos com a família;

- Cantar e dançar;

- Fazer jardinagem ou cuidar do gramado;

- Meditar;

- Caminhada ou corrida (o ideal é que seja realizada dentro do local onde mora, ex: quintal da casa);

- Pular corda;

- Subir e descer escadas;

Os estudos apontam que uma alimentação balanceada, o controle do estresse, o sono de qualidade, bons hábitos de higiene e a realização de atividades físicas de forma sistemática promovem uma melhoria significativa nas respostas imunológicas, além da reduzir o quadro de ansiedade, estresse e evitar o ganho de peso.

As diretrizes internacionais apontam que são necessárias sessões de atividades físicas de 150 a 300 minutos por semana e a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os jovens pratiquem ao menos 60 minutos de atividade física por dia de intensidade moderada a vigorosa, e em pelo menos três vezes por semana com atividades de flexibilidade e atividades de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos. Porém, outros estudos apontam que pelo menos 30 minutos de atividades físicas em três dias na semana já produzem efeitos muito positivos.

Sendo assim, é fundamental que as pessoas organizem uma rotina diária para si e seus familiares, objetivando aproveitar esse período de isolamento social de forma útil, programando cada momento com treinos, leituras, estudos e outras práticas que sejam saudáveis.