Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2018 > 08 > Transações Imobiliárias recebe Adm. João Vinagre

Noticia

Transações Imobiliárias recebe Adm. João Vinagre

Discentes de TTI participam de debate sobre Financiamento Habitacional.

Discentes de TTI participam de debate sobre Financiamento Habitacional.
publicado: 17/08/2018 18h47 última modificação: 17/08/2018 18h47

João Vinagre e Turma TTI

 

A comunidade acadêmica do Curso Técnico em Transações Imobiliárias recebeu nesta sexta feira 17 de agosto de 2018 a visita do Administrador de Empresas João Vinagre para um debate tratando do Mercado Imobiliário e sistemas de Financiamento Habitacional. Formado Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal, percussora do IFPB, atuou profissionalmente da indústria de papel. Cursou Ciências Jurídicas, mas concluiu graduação em Administração de Empresas com o sonho de ser um “Industrial”. Seguindo seu rumo profissional prestou concurso para a Caixa Econômica Federal onde atuou por décadas em diversos setores até 2017. Trabalhou 12 anos no setor de Financiamento Habitacional, acompanhando o ápice do investimento financeiro realizado à época para o setor da Construção Civil.

Descreveu a história do Sistema de Financeiro da Habitação, citando o BNH e sua incorporação à Caixa, a qual passou a concretizar as ações de combate ao déficit habitacional brasileiro. Explicou como funcionava o sistema de financiamento habitacional e sua relação com o mercado imobiliário durante a última década. Tratando de Financiamento Habitacional, apresentou aos discentes os métodos PRICE e SAC, bem como comentou sobre as operações de financiamento imobiliário com recursos do FGTS e do SBPE.

Apontou como as empresas e os investidores atuavam no setor imobiliário na última década, indicando como a crise financeira impactou o mercado de imóveis e a construção civil. Segundo João Vinagre, as empresas especializadas no ramo continuarão atuando no setor, gerando oportunidades para os profissionais Corretores de Imóveis, ressaltando que as empresas estruturadas como construtoras tem maior probabilidade de continuarem suas operações no mercado imobiliário.

Aproveitando sua experiência profissional respondeu perguntas dos discentes sobre contratos e trâmites de financiamento no âmbito bancário, lembrando como participava da concretização de sonhos de famílias que compravam seu primeiro imóvel pelas linhas de crédito que operava. O debate ocorreu em torno de temas como procurações, transferências de financiamentos, registros, cartas de inteiro teor e cadastro nacional de empresas inidôneas e suspensas.

Finalizando o momento de aprendizado, João Vinagre ditou que o Corretor de Imóveis é um idealizador de sonhos, mas precisa ter a ética profissional como meta principal de sua profissão. Indicou ainda que o Técnico em Transações Imobiliárias deve conhecer o mercado para oferecer ao cliente a melhor oportunidade do bom negócio e fornecer toda a informação possível aos clientes para obter credibilidade e resiliência nesses tempos de instabilidade que enfrentamos. Deixou claro para todos que o Mercado Imobiliário continuará oferecendo oportunidade de negócios para todos os segmentos da Construção Civil por haver no país milhares de famílias que sonham com a casa própria, sendo os Corretores de Imóveis agentes indispensáveis como elo de concretização de negócios entre os consumidores e as instituições financeiras.

O Campus Avançado Cabedelo Centro agradece todo o conhecimento compartilhado e mantém suas portas abertas para novas ocasiões de esperança e construção de sonhos marcados pela presença de João Vinagre.

registrado em: