Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Cursos > Ensino Profissional Marítimo > Notícias EPM > 2022 > 08 > IFPB faz dupla certificação no Conde

Destaque

IFPB faz dupla certificação no Conde

Condutor de Turismo Náutico e Marinheiro Auxiliar de Convés/Máquina, mais uma turma com formação integrada.
por publicado: 24/08/2022 15h32 última modificação: 25/08/2022 18h22

Esta semana, mais uma turma integrada de Condutor de Turismo Náutico e Marinheiro Auxiliar de Convés/Máquina foi certificada pelo Instituto Federal da Paraíba/Campus Avançado Cabedelo Centro (IFPB/CACC) e Marinha do Brasil/Capitania dos Portos da Paraíba (MB/CPPB). O curso foi realizado no Hotel Escola do Conde e contou com a parceria da Secretaria de Turismo de Conde.

A integração dos cursos permitiu a formação e qualificação profissional na área do turismo, Condutor de Turismo Náutico, associado à formação e habilitação profissional para ingresso no grupo de marítimos da Marinha Mercante, nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de habilitação 1. O resultado desta integração foi a certificação e habilitação de vinte profissionais para condução em segurança de visitantes e turistas em espaços naturais aquáticos e para o trabalho em embarcações, explica a professora Ariana Guimarães, coordenadora do Curso de Condutor de Turismo Náutico (IFPB/CACC).

Hoje os alunos saem habilitados para o serviço de apoio em embarcações com até 300 AB e potência propulsora menor do que 250 kW empregadas na navegação interior e de apoio portuário, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias dos Portos (NPCP), inclusive, como profissional, em embarcações de esporte e recreio. Após um ano de embarque, poderão participar do curso especial de segurança de embarcações de passageiros e (ESEP) e serem Comandante (CMT) de embarcações de até 10 AB, nos explica o professor Marcéu Adissi, coordenador do Ensino Profissional Marítimo do IFPB/CACC.

Cursos como este possibilitam que o IFPB, por meio do seu Campus Avançado Cabedelo, chegue às mais diversas comunidades do estado. O Ensino Profissional Marítimo já passou por todo o litoral Paraibano e avançou até o alto sertão e seguirá avançando onde houver carência de formação.