Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Cursos > Ensino Profissional Marítimo > Notícias EPM > 2022 > 02 > O Ensino Profissional Marítimo (EPM) do IFPB avança para reiniciar os cursos no primeiro semestre de 2022

Destaque

O Ensino Profissional Marítimo (EPM) do IFPB avança para reiniciar os cursos no primeiro semestre de 2022

Com a previsão do retorno das atividades presenciais em breve, estão sendo concluídos os últimos trâmites para a abertura das turmas.
publicado: 18/03/2022 13h43 última modificação: 24/08/2022 16h41

Um importante encontro ocorreu nesta última quinta-feira, 17 de fevereiro, quando foi apresentado e discutido o calendário dos cursos do EPM com o atual Capitão dos Portos da Paraíba, o Capitão de Fragata Erijansen de Souza Maciel, que assumiu o Comando da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) em junho de 2021.

Na reunião, o coordenador dos cursos do EPM do IFPB, Prof. Dr. Marcéu Adissi, contextualizou o trabalho que o IFPB vem desenvolvendo ao longo dos últimos dez anos em parceria com a Marinha e apresentou as propostas de cursos a serem desenvolvidos em 2022. Já o Comandante Erijansen reforçou os compromissos institucionais estabelecidos e destacou os resultados positivos que este trabalho em conjunto vem trazendo para toda comunidade de pescadores e marítimos em nosso estado, e também no Brasil. A equipe da CPPB, representada pela Tenente Helbanice Cristina Assis de Lima Bonfim, responsável pelo EPM, e o assessor do EPM, Capitão de Mar e Guerra José Inácio Rômulo Capobianco, comprometeram-se em envidar todos os esforços para que os cursos sejam implantados o mais rapidamente possível.

 O Prof. Dr. Cláudio Natividade, Coordenador do Núcleo Avançado de Lucena, onde serão ministrados a maior parte dos cursos do EPM, explicou a estrutura do ensino, pesquisa e extensão do IFPB, tendo sido discutida a possibilidade de desenvolverem cursos de Formação Inicial Continuada para egressos da Marinha do Brasil.

 A Diretora do Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC), Profa. Msc. Keitiana de Souza Silva, comunicou que toda a estrutura e os recursos humanos do CACC estão à disposição para que sejam atingidos os objetivos interinstitucionais do EPM, colaborando assim para a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos ligados ao mar.

A parceria com a Marinha do Brasil foi renovada em 09 de julho de 2021 (veja matéria aqui), através da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o IFPB, por meio do Campus Avançado Cabedelo Centro, e a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. Neste acordo, estão previstos cursos para serem ofertados pelo IFPB nos próximos cinco anos.

registrado em: