Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 12 > Estudantes africanos concluem curso no IFPB Campus Cabedelo

Estudantes africanos concluem curso no IFPB Campus Cabedelo

Entrega de certificados em língua portuguesa a estudantes africanos viabiliza a realização de cursos superiores no Brasil
por Gustavo Rodrigues publicado: 20/12/2023 09h04 última modificação: 22/12/2023 18h34

Em solenidade realizada no auditório do IFPB Campus Cabedelo, estudantes provenientes de países do continente africano como a República do Congo e o Gabão receberam, nesta terça-feira, 19/12, o certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, primeiro passo para que possam iniciar uma graduação em instituições de ensino superior no Brasil.

Orador_02.JPG“Como estudante que acaba de aprender a língua portuguesa, expresso minha gratidão por essa oportunidade. A todos, nosso profundo agradecimento por seu empenho. Somos gratos por tudo”, afirmou o orador da turma concluinte, Brel Batala Kimbangui Koussala, que ingressou no Programa PEC-G, através de seu país de origem, a República do Congo. Também receberam seus certificados os estudantes Gracen Anaximène Mounkala, Laura Armelle Otterengon, Stevie Ndong Awole e Jovel Archange Mambiki, que não participou da solenidade por razões pessoais.

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC_G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

De acordo com a professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, titular da Assessoria de Relações Institucionais e Monica.JPGInternacionais (Arinter), representante da Reitoria do IFPB na solenidade de entrega dos certificados, os estudantes que não contam com a oferta da proficiência em língua portuguesa em seus países de origem necessitam dessa formação inicial antes de ingressar num curso superior no Brasil. “Neste momento, como foram aprovados na Celpe-Bras, os estudantes seguem para iniciar a graduação que escolheram no início do programa PEC-G”, explica.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e em vários países no exterior.

Niely_01.JPGDe acordo com a Coordenadora do FIC, Niely Silva de Souza, os estudantes africanos realizaram o curso no IFPB Campus Cabedelo por nove meses e no último mês de outubro se submeteram ao Celpe-Bras e foram aprovados. Para ela, além do aprendizado da língua portuguesa, o curso proporcionou a troca de experiências culturais. “Também aprendemos com todos os estudantes por conta da integração de todos eles com vários projetos e eventos do IFPB”, afirmou.

Ana.JPG“Eu gostaria de agradecer a todos vocês por nos proporcionarem essa experiência. Desejo muito sucesso a todos”, declarou a Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFPB Campus Cabedelo, professora Ana Lígia Chaves.

Turla.JPGPara a Diretora-Geral do IFPB Campus Cabedelo, professora Turla Alquete, a internacionalização é um pilar que vem se mostrando, cada vez mais, fundamental para o IFPB. “A presença dos estudantes estrangeiros enriquece a nossa Instituição, promovendo a diversidade cultural e linguística. Essa troca de experiências agrega valor não apenas ao nosso ambiente acadêmico, mas também à formação humana de cada um de nós”, declarou a professora Turla Alquete.

Concluintes_01.JPG