Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 12 > Estudantes e professores lançam livro sobre Design

Estudantes e professores lançam livro sobre Design

“Mapeando o Design: o olhar social em diferentes áreas de atuação e pesquisa” tem 10 capítulos e está disponível gratuitamente pela Internet
por Gustavo Rodrigues publicado: 13/12/2022 07h31 última modificação: 14/12/2022 10h07

Resultado de uma coletânea de diferentes áreas de atuação do design e de exemplos de projetos inspiradores com enfoque social, foi lançado no último dia 02 de dezembro o livro Mapeando o Design: o olhar social em diferentes áreas de atuação e pesquisa, obra tecida por docentes, estudantes e pesquisadores em design gráfico do IFPB - Campus Cabedelo, com o anseio de mobilizar as fronteiras do design para territórios de maior amplitude social.

Livro_Design_02.jpgA obra é dividida em 10 capítulos abordando a diversidade de áreas do design, com autoria dos estudantes do Curso de Design Gráfico, sob revisão e orientação das organizadoras e docentes Elaine Feitosa da Silva e Raquel Rebouças.

De acordo com a professora Raquel Rebouças, o livro foi elaborado a partir de projetos sociais, sendo alguns desenvolvidos no próprio Campus Cabedelo, como trabalhos de conclusão do Curso de Design Gráfico e resultados de projetos de pesquisa com parcerias multidisciplinares.

Para ela, a área de pesquisa e atuação do design possui potencialidades sociais transformadoras, que podem redirecionar valores e atitudes das pessoas e dos profissionais criativos em prol da colaboração, do bem comum, a favor das minorias sociais, dos grupos em situação de risco e do fortalecimento cultural ao nosso redor.

Uma das organizadoras, Elaine da Silva, foi aluna do IFPB nas modalidades de ensino técnico e superior, contribuindo com a obra como professora substituta da instituição, atualmente mestranda na linha de pesquisa de design, cultura e artes.

A organizadora Dra. Raquel Rebouças é professora do curso de Design Gráfico desde sua fundação, sendo pesquisadora dos aspectos sociais do design, comportamento do consumidor e consumo consciente.

Livro_Design_01.jpgO livro está disponível gratuitamente no endereço:

Também foram distribuídas cópias impressas nas bibliotecas do IFPB (Campus Cabedelo e João Pessoa), UFPB (Campus João Pessoa e Rio Tinto), UFPE (Recife), Uniesp e Unipê. O projeto de pesquisa, curadoria, diagramação e revisão foi realizado pela equipe de discentes, docentes e pesquisadores com o apoio a Projetos de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e Social - chamada Interconecta IFPB N 01/2022.

Estudantes_Design_02.jpg