Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 11 > Estudantes do IFPB ampliam chances no mercado de trabalho

Estudantes do IFPB ampliam chances no mercado de trabalho

IFPB Campus Cabedelo e Prefeitura promovem cadastramento de alunos na Plataforma 1mio, desenvolvida pela UNICEF
por Gustavo Rodrigues publicado: 25/11/2022 10h23 última modificação: 28/11/2022 07h45

Os alunos dos cursos técnicos integrados do IFPB Campus Cabedelo tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (24),  de se cadastrarem na Plataforma 1mio, que foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF - e visa unir as oportunidades do mercado de trabalho para os estudantes das diversas áreas, tanto técnicos, quanto tecnólogos e licenciados.

De acordo com a Coordenadora de Estágio e Relações Institucionais, professora Paula Renata Cairo, a oportunidade também será estendida no próximo dia 29 de novembro (terça-feira) aos alunos dos cursos superiores, subsequentes e PROEJA, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h no hall do Bloco Acadêmico do Campus Cabedelo.

Para a professora Paula Cairo, o cadastramento dos estudantes na Plataforma 1mio pode encurtar o caminho da possibilidade de emprego, estágio, jovem aprendiz, cursos específicos e trilhas formativas, promovendo o compromisso com a educação e a diversidade, enfatizando o protagonismo juvenil e visando à erradicação do trabalho infantil e à inserção no mundo digital e da tecnologia.

Cadastramento no hall do bloco academico.jpgO cadastramento dos alunos foi realizado por servidores da Prefeitura de Cabedelo, parceira da Coordenação de Estágio e Relações Institucionais do IFPB Campus Cabedelo nesta ação. A plataforma visa unir mais de 2000 parceiros do setor privado, sociedade civil e governos para gerar mais de 1 milhão de oportunidades de uma transição positiva da juventude para o mundo do trabalho.

A parceria com a Prefeitura de Cabedelo se deu através do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho (instituído pela Lei Ordinária nº 1.873, de 29 de dezembro de 2017) que tem o objetivo de oportunizar o encaminhamento de cidadãos para o mercado de trabalho, possuindo o Selo UNICEF 2023/2024.

Para se cadastrar, o estudante precisa ter um e-mail ativo, informar a data de nascimento e  elaborar uma senha. Depois disso, haverá o envio de uma confirmação para o e-mail informado, para complementação dos dados CPF, contato, estado e cidade. Após este passo, haverá um espaço para inserir algumas informações de currículo e perfil. Em seguida, o aluno cadastrado poderá abrir um link para um teste de habilidades, que ajudará a direcionar as oportunidades que sejam de acordo com seu perfil.

Finalizando a entrevista, a professora Paula Cairo lembrou ainda que, para os estudantes menores de idade é muito importante dar conhecimento aos responsáveis da participação nesta plataforma e o acompanhamento das ações e encaminhamentos das oportunidades, que seguirão diretamente da empresa para o estudante por e-mail, não sendo intermediado pelo IFPB ou mesmo pelo Programa Acessuas Trabalho, que não têm qualquer interferência na seleção.

Cadastramento de alunos.jpeg