Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 02 > Direção do Campus Cabedelo se reúne com estudantes para discutir o retorno presencial

Reunião aconteceu quarta-feira (16) e pautou a ida do campus para a Fase 5 a partir do início do Semestre 2022.1
por publicado: 21/02/2022 12h35 última modificação: 18/03/2022 17h50

Na última quarta-feira (16), a Direção Geral e a Direção de Desenvolvimento de Ensino do Campus Cabedelo se reuniram com representantes estudantis de diversos cursos e turmas da unidade para discutir o retorno presencial e outras demandas apresentadas pelos estudantes. A reunião ocorreu de forma virtual através da Plataforma Meet.

Participaram da reunião representantes de turma dos três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Cabedelo, (turmas de 1º e 2º Anos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Multimídia e Recursos Pesqueiros), além de representantes dos cursos superiores de Design Gráfico, de Ciências Biológicas, e da representação estudantil no Conselho Diretor do campus, os discentes Aldehermysom Santos da Fonseca e José Alves Neto.

O Diretor Geral Lício Romero saudou os representantes presentes na reunião, enaltecendo a importância da auto-organização dos estudantes, e explicou que há um planejamento pautado na Resolução nº 28/2020 do Conselho Superior, que estabelece as fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais no âmbito do IFPB.

O Campus Cabedelo encontra-se na Fase 04, fase de Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais, desde 01 de novembro de 2021, continuando nessa fase até o final do Semestre Letivo 2021.2, em 08 de março. As atividades presenciais de disciplinas práticas em laboratório, aulas de campo e visitas técnicas, atividades presenciais de Reunião com Estudantes 02.jpgpesquisa e extensão, entre outras, tem ocorrido desde novembro de 2021, conforme planejamento realizado pela Comissão Local de Acompanhamento e Gestão das Atividades Não Presenciais (CLAGANP) e sob acompanhamento atento do Comitê Local de Biossegurança do Campus Cabedelo, que tem feito análises semanais dos dados epidemiológicos na Grande João Pessoa e orientado a comunidade acadêmica no sentido da adoção dos Protocolos de Biossegurança do IFPB.

E dando continuidade ao retorno gradual e seguro das atividades presenciais no Campus Cabedelo, foi informado aos representantes estudantis que o campus aprovou a ida para a Fase 5, de Consolidação do ensino híbrido, a partir do início do Semestre Letivo 2022.1, em 30 de março. Na Fase 5, as unidades do IFPB são autorizadas a promover a retomada gradual das aulas teóricas presenciais, sempre observando a realidade epidemiológica local. É neste sentido que o início do Ano Letivo 2022 está sendo planejado.

Os estudantes presentes demonstraram satisfação com a novidade de consolidação do ensino híbrido e com o início das atividades teóricas presenciais, e apresentaram contribuições ao modelo desenvolvido pelo IFPB e pelo Campus Cabedelo: entre as demandas, pontuaram a necessidade do aumento da carga horária dos momentos síncronos para um melhor aproveitamento de conteúdos, bem como sugeriram ações de revisão de conteúdos de disciplinas da formação profissional que tenham sido ministradas de forma inteiramente remota em módulos passados. Nesse sentido, a Diretora de Ensino em Exercício, professora Paula Cairo, afirmou que a duplicação da carga horária de momentos síncronos faz parte do planejamento para o próximo semestre, e citou que a possibilidade de realização de práticas presenciais aos moldes sugeridos pelos estudantes, em formato de minicursos, entre outros, é um ponto que já está sendo discutido no âmbito das Subcomissões de Locais de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais (SCLAANPs) dos cursos.

Reunião com Estudantes 04.jpgOutras questões apresentadas envolveram o transporte ao campus no turno noturno e a possibilidade de reajustes em auxílios da Assistência Estudantil. Os estudantes também se dispuseram a integrar as Subcomissões de Locais de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais que porventura estejam com representação estudantil vacante, o que foi prontamente acatado pela gestão do campus.

Após quase três horas de reunião, o sentimento geral foi de que o momento se mostrou extremamente positivo, pois esclareceu aos estudantes diversos elementos do planejamento para o Semestre Letivo 2022.1 ainda em construção. Para o Diretor Geral, Lício Romero, há muitas convergências entre a visão dos estudantes e o planejamento institucional, que é construído coletivamente e expressa o compromisso do conjunto de professores e técnico-administrativos do campus com a educação de qualidade, com a saúde e com a vida de toda a comunidade acadêmica.