Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 05 > Conselho Diretor aprova Calendário Acadêmico 2021

Conselho Diretor aprova Calendário Acadêmico 2021

Conselheiros também aprovaram novo curso de especialização e criação de comissão para sistematizar regimento interno
por publicado: 04/05/2021 23h21 última modificação: 03/11/2021 02h43

Na última terça-feira, o Conselho Diretor do Campus Cabedelo realizou sua primeira reunião ordinária do ano 2021, abordando temas importantes como calendários acadêmicos e a criação de novos cursos. A 6º reunião ordinária do Conselho Diretor ocorreu por meio de webconferência, através da plataforma Meet.

Entre os informes apresentados pela equipe gestora, foram abordados os processos seletivos em andamento, como o SISU e os processos referente a vagas remanescentes para o Curso Técnico em Panificação (PROEJA) e para o Curso Técnico em Química (Subsequente). A diretora Turla Alquete também frisou os editais da Assistência Estudantil em andamento, como o Edital do PAPE (Programa de Apoio à Permanência do Estudante), de distribuição de alimentos do PNAE e de renovação do Auxílio Inclusão Digital.

2.jpgO diretor Lício Romero abordou a conquista de recursos, via emendas parlamentares, para a construção do Restaurante Estudantil do Campus Cabedelo, ressaltando o importante papel do Reitor Nicácio Lopes e de sua equipe na realização dessa importante demanda, que trará melhores condições de permanência e êxito acadêmico para os estudantes. O diretor também abordou os grandes desafios a serem enfrentados com os cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino em 2021 e comemorou a assinatura do Acordo de Cooperação entre o IFPB e a Prefeitura Municipal de Cabedelo, que possibilitará a realização de importantes projetos, além de oportunidades de estágio para os estudantes de todo o Instituto.

Confira aqui o anúncio da obra do Restaurante Estudantil do Campus Cabedelo.

Reveja a notícia sobre o Acordo de Cooperação entre o IFPB e a Prefeitura de Cabedelo clicando aqui.

6.jpgNa ordem do dia, foram discutidos e aprovados três processos. O primeiro deles, relatado pelo conselheiro Rafael Efrem, tratou do Calendário Acadêmico 2021 dos cursos técnicos integrados, subsequentes, PROEJA e superiores do Campus Cabedelo. De acordo com o documento aprovado, o ano letivo 2021.1 terá início no dia 24 de maio de 2021 e término em 26 de fevereiro de 2022, resguardando os duzentos dias letivos.

Também foi discutido e aprovado o Calendário Acadêmico do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade a Distância pelo IFPB através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O relator Cristiano Cabral ressaltou a adequação do calendário da pós à Medida Provisória 295, do Governo do Estado da Paraíba, que instituiu feriado excepcional adotado pelo IFPB, realizando outras contribuições ao documento final. Ambos os processos seguem para apreciação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFPB.

Confira aqui os Calendários Acadêmicos aprovados pelo Conselho Diretor.

3.jpgO terceiro processo na ordem do dia tratou do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade, cujo relator foi o conselheiro Thyago Silveira. A importância do curso foi ressaltada pelo relator e pelos demais conselheiros presentes, tanto por sua temática, condizente com os valores institucionais e com a pauta ambiental premente na sociedade. A professora Ana Lígia, do Curso Técnico em Meio Ambiente, ressaltou que o curso surgiu a partir de demanda apresentada pela Secretaria de Educação do Município de Cabedelo, e que terá, entre seu público alvo, docentes de escolas do município. O processo será, agora, encaminhado à Diretoria de Pós-Graduação da PRPIPG, na perspectiva de que a turma inaugural seja ofertada ainda este ano.

Na reunião, também foi aprovada a formação de uma comissão formada membros do Conselho Diretor, para sistematizar proposta de Regimento Interno do Campus Cabedelo. A comissão é formada por um representante de cada segmento, sendo o professor Rafael Efrem o representante do segmento docente, o técnico de laboratório Dhieggo Nascimento como representante do segmento técnico-administrativo em educação, e a estudante Maria Dayanne Silva, do curso de Ciências Biológicas, representando o segmento estudantil. A ideia é que a proposta sistematizada passe por ampla discussão na comunidade interna e no próprio conselho.

As resoluções aprovadas pelo Conselho Diretor em sua última reunião podem ser conferidas neste link.