Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 10 > Começa a Órbita 2020

Começa a Órbita 2020

Evento ocorre de forma digital e tem como tema A Agenda 2030 em Ação, no contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
por publicado: 29/10/2020 11h44 última modificação: 03/11/2021 02h23

O Campus Cabedelo promove, entre os dias 29 e 30 de outubro, a VIII Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Paraíba, o já tradicional evento anual, de natureza científico-cultural, conhecido como Órbita, que, neste ano, tem como tema “A Agenda 2030 em Ação”.

A Agenda 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 países membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Trata-se de um plano de ação, composto or 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas a efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, dando continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Conferência Rio+20.

O evento busca integrar, de forma interdisciplinar, os projetos existentes no campus e divulgar sua produção acadêmica mediante atividades como palestras, mostra de trabalhos científicos dos alunos dos cursos integrados – intitulada “Experimentando Ciências” – apresentações culturais, entre outras atividades decorrentes de parcerias com a comunidade externa e parceiros sociais.

Em sua atual edição, e em virtude do atual surto de COVID-19, o evento ocorre de maneira virtual, através do Canal no YouTube da Órbita 2020 e de um sítio eletrônico construído especificamente para o evento. Segundo a Presidente da Comissão Organizadora da Órbita 2020, professora Jeane Freitas, o formato pensado para a atual edição do evento possibilita a interação entre diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possibilitando a troca de experiências entre intelectuais de distintas nacionalidades, agregando conhecimentos e impulsionando a política de internacionalização do campus.

Visite o site da Órbita 2020 clicando aqui.

Cerca de 40 trabalhos foram elaborados por estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, todos disponíveis no site do evento e relacionados com algum (ou mais de um) dos objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030.

Além da mostra de trabalhos intitulada “Experimentando Ciências”, quatro conferências estão programadas, e serão transmitidas através do Canal no YouTube da Órbita 2020. No Dia 29, ocorrem as conferências 01 e 02, respectivamente, “Os desafios do ODS 4: as experiências do Níger, Chile e Brasil” e “Agenda 2030 e os desafios para sua implementação no Brasil”. A Conferência 01 contou com tradução pausada português/francês, além da interpretação em Libras. Já no dia 30, ocorrerão as conferências 03 e 04, intituladas “O mercado de trabalho diante da Economia Verde” e “Avanços em pesquisas sobre COVID-19”.

Clique aqui para acessar as conferências no Canal do YouTube.

O evento conta com financiamento oriundo do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB - PROEVEXC.