Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 06 > IFPB publica novo edital do Programa Novos Caminhos

Destaque

IFPB publica novo edital do Programa Novos Caminhos

Ao todo são 7.900 vagas em cursos FIC EaD, sendo 1.700 vagas ofertadas pelo Campus Cabedelo. Inscrições acontecem até 25/06
por publicado: 12/06/2020 12h54 última modificação: 03/11/2021 02h05

O Instituto Federal da Paraíba lançou nesta quarta-feira (10), edital de seleção de discentes para o preenchimento de vagas em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, através do Programa Novos Caminhos. O edital está disponível aqui.

Nesta segunda pactuação, são ofertadas 7.900 vagas nos campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Itabaiana, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

As vagas são para os seguintes cursos: Agente Cultural, Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Agente de Regularização Ambiental Rural, Agricultor Agroflorestal, Agricultor Familiar, Agricultor Orgânico, Aquicultor, Artesão de Pintura em Tecido, Assistente Administrativo, Assistente de Design Têxtil, Assistente de Logística, Assistente de Produção Cultural, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Geoprocessamento, Auxiliar Pedagógico, Balconista de Farmácia, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local, Cozinheiro, Desenhista da Construção Civil, Desenhista Mecânico, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Editor de Vídeo, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Fotógrafo, Inglês Básico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico, Microempreendedor Individual (MEI), Operador de Caixa, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Piscicultor, Programador de Sistemas, Programador Web, Recepcionista, Reciclador e Vendedor.

Dos cursos listados, 14 estão sendo ofertados pelo Campus Cabedelo, envolvendo o montante de 1.700 vagas, oportunizando possibilidades diversas de qualificação profissional para a sociedade paraibana. Os cursos ofertados pelo Campus Cabedelo são: Agricultor Familiar, Agricultor Orgânico, Aquicultor, Artesão de Pintura em Tecido, Assistente Administrativo, Auxiliar de Geoprocessamento, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Editor de Vídeo, Fotógrafo, Operador de Computador, Piscicultor, Programador Web, Reciclador e Vendedor.

As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 25 de junho, através do preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui) e do envio, através de anexo, da documentação completa exigida no edital. Para se inscrever, é necessário que o candidato possua e-mail válido e ativo no Gmail e realize o acesso ao formulário através deste mesmo e-mail.  

As vagas  serão preenchidas através de classificação via sorteio, que será realizado através da plataforma Google Meet, no dia 27 de junho. O link de acesso ao sorteio será publicizado um dia antes de sua realização. A divulgação do resultado final acontece no dia  30 de junho.

Os interessados devem possuir computador com acesso a internet, uma vez que as aulas serão executadas exclusivamente online, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A previsão de início dos cursos é para o dia 30 de junho.

 

Sobre a primeira pactuação 

 

A Comissão responsável pelo Processo Seletivo de discentes para preenchimento de vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, através do Programa Novos Caminhos, publicou, nesta quarta-feira (10), o edital Nº 04/2020, que retifica o cronograma da seleção da primeira pactuação do Programa.

De acordo com o novo cronograma, o resultado preliminar da seleção será publicado no próximo dia 19 de junho. Os recursos a este resultado devem ser realizados pelos candidatos no período de 19 a 21 do mesmo mês. No dia 29 de junho será publicado o resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo. Também no dia 29 de junho está previsto o início das aulas.

 A primeira pactuação do Programa Novos Caminhos no IFPB ofertou 4.100 vagas em sete cursos de Formação Inicial e Continuada. 

 

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC