Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 05 > Campus Cabedelo realiza capacitações de instrumentação para o ensino remoto

Campus Cabedelo realiza capacitações de instrumentação para o ensino remoto

Três capacitações foram realizadas até o momento, sendo uma delas realizada em parceria com o IFSP Campus Salto
por publicado: 15/05/2020 18h49 última modificação: 03/11/2021 02h00

Desde a primeira semana de maio de 2020, mais de 140 servidores federais do IFPB e IFSP e professores convidados da Rede Municipal de Educação de Salto, em São Paulo, estão participando de uma ação interinstitucional promovida pelo IFPB e o IFSP para capacitação no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Google, chamado Google Sala de Aula.

Nos dias 05 e 07 de maio, e durante mais de duas horas, os participantes da videoconferência tiveram acesso a variadas funcionalidades do AVA com o professor Damione Damito, do Campus Salto, do IFSP. Os encontros virtuais foram realizados via plataforma Meet, uma ferramenta disponível institucionalmente, além de gravados e disponibilizados no Screen Shot 2020-05-14 at 6.26.59 PM.pngAVA para verificação de dúvidas e revisão de conteúdos. Considerando a necessidade de inclusão o encontro virtual do dia 07 de maio contou com a participação da professora de Libras Niely de Souza (Campus Cabedelo) que atuou como intérprete da formação para outra servidora participante do curso.

A partir do dia 08 até o dia 17 de maio, os participantes irão completar sequências de tarefas em um ambiente criado pelo facilitador, dentre elas: organização visual do AVA; estabelecimento de primeiros contatos com os participantes do curso online; discussão online utilizando ferramentas como fórum ou caixa de comentários; discussão sobre o que é o Ensino a distância; demonstração de ferramentas que podem ser associadas ao AVA como o Jamboard, o Google Forms, o Google Docs, o Kahoot, uso de rubricas para correção de atividades, dentre outras. Os participantes também estão tendo a oportunidade de discutir como proceder no tocante à comunicação com os responsáveis dos alunos, além de terem que executar uma tarefa final que consiste na criação do seu próprio ambiente virtual de ensino como exercício de conclusão da formação.

Screen Shot 2020-05-14 at 6.25.19 PM.pngPara a inscrição na formação, um formulário foi transmitido e, agora, na finalização da formação, os participantes também responderão a um questionário avaliativo para verificação de suas impressões e sugestões de otimização. De acordo com a Coordenadora de Projetos Especiais, professora Jamylle Ouverney-King, os concluintes serão certificados pela própria Coordenação de Projeto Especiais (CPROJ) do IFPB Campus Cabedelo.

Além desta formação, o Campus Cabedelo também ofertou a capacitação de três horas (03) para uso da ferramenta Open Broadcaster Software (OBS) na última sexta feira dia 08 de maio com o facilitador Diego Brandão, professor de Design Gráfico e técnico da mesma área do Campus Cabedelo. O vídeo gravado se encontra disponível pela plataforma Meet e no AVA Formação em Google Classroom. A formação em OBS possibilitou a troca de informações sobre o funcionamento de gravação de vídeo-aulas por meio de ferramentas de Criação de Cenas e Criação de Fontes (webcam, dispositivo de vídeo, microfone, slides), ao manipular o OBS com tais ferramentas não há necessidade de utilização de um software de edição de vídeo, pois ao criar as cenas e utilizar as fontes, o professor também pode acrescentar sua explicação de áudio e vídeo.

Design de Materiais Didáticos.jpegPor fim, ocorreu na tarde de hoje (15) uma terceira capacitação, o Minicurso de Design de Materiais Didáticos, também realizado por meio de webconferência, tendo como formadora a professora Renata Cadena, do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Campus Cabedelo. O minicurso teve o intuito de apresentar ferramentas e estratégias gratuitas para formatação de materiais gráficos, para que esses sejam objetivos, instigantes e respeitosos de questões referentes aos direitos autorais. Segundo Renata, a expectativa do curso é que os participantes possam compreender melhor os diferentes gêneros de materiais didáticos,  a fim de obter o suporte mais adequado à mediação dos conteúdos trabalhados junto aos estudantes, conhecendo melhor as ferramentas de construção desses materiais - com foco especial no uso do PowerPoint. o Minicurso teve duração de duas horas (02), e ensejou muitos elogios dos participantes.