Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 04 > Estudante do Campus Cabedelo representará a Paraíba na Olimpíada Brasileira de Linguística

Stephany Raquel foi a primeira colocada no Estado e irá participar da etapa nacional da Olimpíada em São Carlos-SP
por publicado: 19/04/2019 21h19 última modificação: 19/04/2019 22h11

O Campus Cabedelo vivenciou um momento extraordinário na última sexta-feira (12/04), por ocasião do excelente resultado alcançado pela estudante Stephany Raquel, durante sua participação na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), Edição Yora.

Stephany Raquel Leonço Mota, discente do 2º Ano do Curso Técnico em Multimídia, obteve a melhor colocação na etapa regional da OBL, e irá representar o Estado da Paraíba durante a etapa nacional da Olimpíada, que ocorrerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, por ocasião da realização da Escola de Linguística de Outono (ELO), durante o mês de maio.

A Cerimônia de Premiação de Stephany lotou o auditório do Campus Cabedelo, e contou com a presença de seus colegas de turma, entre outros estudantes dos cursos técnicos integrados da unidade; de sua mãe, a senhora Jane Clécia Leonço Mota, do professor da UFPB e embaixador da OBL na Paraíba, Márcio Martins Leitão; da professora Alessandra 01.jpgGomes Coutinho Ferreira, professora de língua portuguesa do IFPB e orientadora de Stephany; além da Coordenadora do Curso Técnico em Multimídia, Angélica Lacerda, da Coordenadora de Projetos Especiais, Lucila Karla, da Diretora de Ensino, professora Turla Alquete, e do Diretor Geral do Campus Cabedelo, professor Lício Romero.

Após discursos emocionados, a estudante recebeu certificados atestando seu excelente resultado alcançado nas etapas iniciais da OBL, e já se prepara para ir, com sua professora orientadora, para a Escola de Linguística de Outono, em São Carlos-SP. Como resultado da etapa nacional, seus oito participantes melhor classificados serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística, em Seul, na Coreia do Sul, ainda neste ano. Esta é a primeira vez que a Paraíba tem alunos avançando na disputa.

08.jpgA Universidade Federal da Paraíba tem sido promotora da Olimpíada Brasileira de Linguística no Estado da Paraíba, tendo sido, inclusive, nesta edição, polo aplicador e corretor das provas escritas. A UFPB também tem subsidiado ações relativas à Olimpíada através do projeto de extensão “Mapeamento dos conhecimentos linguísticos na resolução de problemas da Olimpíada Brasileira de Linguística na graduação em Letras e no Ensino Médio”, coordenado pelo prof. Márcio Martins Leitão.

No Brasil, a primeira edição da OBL ocorreu em 2011. Em sua última edição, a Olimpíada organizou-se em quatro fases: fase online, fase em papel (na UFPB), fase presencial (na UFSCar) e fase internacional; contando com a participação de estudantes de diferentes regiões e culturas, sobre temas que envolvem línguas, linguagem, códigos, cultura e cognição humana.