Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 09 > Pesquisadora da Finlândia visita o IFPB Campus Cabedelo

Pesquisadora da Finlândia visita o IFPB Campus Cabedelo

Elisabeth Erholtz apresentou o Sistema de Ensino Finlandês e dialogou com a comunidade do campus sobre metodologias inovadoras
por publicado: 22/09/2017 11h52 última modificação: 04/10/2017 09h48

A pesquisadora Elisabeth Erholtz, da Finlândia, realizou uma visita cortesia ao IFPB Campus Cabedelo, na tarde do último dia 12/09. Elisabeth é Assistente Social e está aprofundando sua formação para ser professora; e, como parte do seu estágio de docência do mestrado, está estudando o sistema de ensino brasileiro.

Sua vinda foi viabilizada pelas parcerias firmadas entre o Governo do Estado da Paraíba, através do do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia, e das universidades finlandesas de Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere University of Applied Sciences (TAMK), com intermediação da professora Jamylle King e do professor Alexandre D’Andrea, ambos do IFPB, participantes do Programa Professores para o Futuro da SETEC/MEC.

Elisabeth passou a tarde apresentando o Sistema de Ensino Finlandês e dialogando com estudantes e professores do Ensino Técnico Integrado do Campus. Ela respondeu as perguntas do grupo e fez colocações acerca das técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), sempre comparando as realidades dos dois países.

A Profª. Jamylle, do Campus Cabedelo, foi a intérprete e mediou a conversa entre a pesquisadora e os professores e alunos do IFPB, e, segundo ela, esses momentos proporcionam uma rápida e intensa troca de conhecimento.

O momento de intercâmbio foi uma ação promovida pelo Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), que está sendo implantando no Campus de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

O coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus Cabedelo (NAI), professor Thyago Silveira, enfatizou que ações que permitem o acesso de nossa comunidade acadêmica a outras realidades e culturas são fundamentais. Tais ações “despertam cada vez mais o nosso senso para o processo de internacionalização, que estamos construindo dia após dia, enquanto Instituição Federal e Campus”, disse o professor Thyago.