Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 06 > Gabinete Itinerante

Gabinete Itinerante

Experiência inspirada no programa Reitoria Itinerante realizará sua primeira plenária nesta terça-feira (13/06), a partir das 19 horas
por publicado: 12/06/2017 23h53 última modificação: 31/08/2017 21h29

Uma nova experiência no âmbito da gestão democrática e participativa vem sendo gestada no Campus Cabedelo, a partir da bem sucedida experiência do programa intitulado Reitoria Itinerante (REITI), em execução no IFPB desde o ano de 2015: essa experiência em construção foi batizada de Gabinete Itinerante

O objetivo do projeto denominado Gabinete Itinerante é estabelecer uma relação dialógica que envolva toda a comunidade acadêmica do Campus Cabedelo, por meio de reuniões periódicas com a presença do Diretor Geral e integrantes da equipe gestora, visando ao debate democrático que possibilite tanto um maior conhecimento sobre os diferenciados contextos internos como a tomada de providências concretas visando atender aos anseios das comunidades. Dessa forma, pretende-se alcançar um desenvolvimento mais homogêneo, equânime e sustentável, contribuindo para a implantação de uma cultura e de um modelo de gestão participativos no âmbito do Campus Cabedelo, aos moldes do Projeto Reitoria Itinerante.

Sua metodologia envolve a realização de reuniões com os segmentos comunitários (alunos e servidores), redundando no encaminhamento de soluções que dependam da equipe gestora do Campus. Nos casos de demandas que ultrapassem a esfera de competência do Campus Cabedelo, necessitando de ações em nível sistêmico para sua resolução, as mesmas serão direcionadas para serem debatidas no âmbito da REITI – portanto, o Gabinete Itinerante também funcionará como etapa preparatória para a Reitoria Itinerante.

A ideia é que, semestralmente, sempre antes da REITI, ocorram plenárias envolvendo os três segmentos (alunos, professores e técnico-administrativos) que compõem a comunidade acadêmica do Campus Cabedelo, priorizando a articulação de servidores e estudantes por curso ou área acadêmica, buscando visualizar e dar resolubilidade aos desafios dentro de cada curso/área. Porém, tal forma de organização não impede a proposição de pontos de pauta e a abordagem de desafios que envolvam questões macroestruturais no âmbito do Campus Cabedelo, nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Apoio ao Estudante.

Gabinete Itinerante 1.JPGAs pautas, construídas previamente pela comunidade em reuniões preparatórias, observarão questões norteadoras que definem o projeto e seu caráter participativo não só na detecção de problemas, mas na busca de resolubilidade. São elas: “o que é preciso ser feito para melhorar o curso/campus?” e “o que podemos fazer para alcançar/contribuir com este objetivo?”.

As plenárias do Gabinete Itinerante serão sempre seguidas de reuniões de finalização com a presença da equipe gestora do campus para elaboração das providências requeridas a serem transformadas em metas e imediatamente registradas no sistema https://planejamento.ifpb.edu.br, para futura prestação de contas.

Para o Diretor Geral do Campus Cabedelo, prof. Lício Romero, a experiência tende a ser um ganho para a gestão democrática no campus, tanto por favorecer o diálogo aberto entre gestores e comunidade, como por possibilitar o diálogo horizontal entre discentes, docentes e técnico-administrativos. “Realizamos 02 (duas) das 04 (quatro) reuniões preparatórias previstas, e vamos para a primeira plenária amanhã, envolvendo os cursos noturnos de Meio Ambiente Subsequente e PROEJA; com boa aceitação junto à comunidade”, disse Lício, ao afirmar ainda que, até o final de setembro, deverá ser concluída toda a primeira jornada do projeto. A 4ª Jornada da Reitoria Itinerante em cabedelo ocorrerá em meados de setembro de 2017.