Você está aqui: Página Inicial > Areia > Notícias > 2017 > 06 > Campus Areia e Prefeitura reúnem catadores para implantação de coleta seletiva

Noticia

Campus Areia e Prefeitura reúnem catadores para implantação de coleta seletiva

A ideia é garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável
por publicado: 06/06/2017 16h37 última modificação: 07/06/2017 17h05

A Prefeitura Municipal de Areia firmou parceria com o IFPB campus Avançado Areia para implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade. Uma reunião foi realizada para definir diretrizes do processo de implantação da coleta seletiva.

A ideia é garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável. Em Areia existem cerca de 20 catadores. Eles foram convocados e participaram de uma manhã de palestras com orientações para que o projeto seja implantado na cidade. Eles receberam as informações com relação a questões ambientais, administrativas e jurídicas para formar uma associação ou cooperativa e poderem explorar a atividade em Areia com o apoio do IFPB e da PMA.

Os temas discutidos foram assuntos técnicos como a compostagem de lixo orgânico, o tratamento correto de resíduos sólidos, a necessidade de licença em cartório e no Corpo de Bombeiros para a formação do grupo de catadores e outras questões. O IFPB vai fazer todo este acompanhamento com os catadores e a prefeitura deve ceder o espaço para construção do galpão, a prensa e a balança necessárias para o trabalho, e os Equipamentos de Proteção Individual para eles.

De acordo com a bióloga e professora do IFPB Lilian Ribeiro, o trabalho conjunto vai garantir uma fonte de recurso estável para os catadores. “Isto vai garantir o sustento deles. Com a criação da associação ou cooperativa, eles serão profissionais reconhecidos, tendo a possibilidade de conseguir recursos de programas federais, como o Pró-Catador, que estando autônomo não consegue. Também estarão evitando os atravessadores e sucateiros, que desvalorizam o trabalho dos catadores. Por meio desta parceria, eles também ganham visibilidade na cidade porque a própria prefeitura coloca à disposição sua estrutura para fazer com que o material chegue até eles, esse material tem um valor agregado porque vem separado, sem contaminação, e ainda nós fazemos a ponte para vender o material reciclável diretamente à indústria, o que sozinhos eles não conseguem”, disse.

Catadores se mostraram entusiasmados. (Foto: Codecom/PMA)

Com relação à questão ambiental, os benefícios são enormes, já que a população deixará de depositar o lixo na rua de forma inadequada. Um trabalho educativo será realizado para que as pessoas separem o lixo para a coleta seletiva. As escolas e órgãos da Prefeitura Municipal de Areia também terão que fazer a separação dos resíduos. Os moradores que juntarem o óleo de cozinha para os catadores, em vez de jogá-lo no ralo inadequadamente, vão receber sabão produzido a partir deste óleo na cooperativa dos catadores.

Até 2021 o município de Areia terá que destinar corretamente todo o lixo produzido, evitando os lixões, conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Algumas questões ainda estão sendo definidas. Deve ser criado o Estatuto Municipal do Catador e estes profissionais vão receber um trabalho ainda maior de capacitação. “É um investimento alto que precisamos fazer para processarmos o nosso lixo da maneira certa”, disse o prefeito João Francisco.

A PMA já vem realizando ações para tentar solucionar o problema do lixo na cidade, como a mudança do horário de coleta para a noite, a divisão da cidade por zonas e a intensificação do trabalho.

registrado em: