Você está aqui: Página Inicial > Areia > Notícias > 2016 > 04 > Campus avançado desenvolverá pesquisa na reserva ecológica Mata do Pau Ferro

Campus avançado desenvolverá pesquisa na reserva ecológica Mata do Pau Ferro

O trabalho será conduzido em parceria com a UFPB e contará com a participação dos estudantes.
por publicado: 28/04/2016 09h54 última modificação: 28/05/2016 09h55

Aprovada no edital 04/2016, a pesquisa será coordenada pelo técnico administrativo José Leonardo dos Santos e tem por objetivo investigar processos ecológicos de espécies (bromélias) de um remanescente de mata atlântica durante as estações seca e chuvosa. O trabalho será conduzido em parceria com a UFPB e contará com a participação dos estudantes João Batista da Silva e Carla Rafaela Pereira, ambos do IFPB em Areia.

De acordo com Leonardo, a pesquisa vai identificar algumas variedades de bromélias presentes na reserva e acompanhar, por meio da observação in loco, processos de floração e fruticação desses indivíduos e suas relações com as variações meteorológicas.  Para isso será utilizado o laboratório de ecologia vegetal e a estação meteorológica da UFPB. Leonardo ainda afirmou que pesquisa também vai contribuir na ampliação dos conhecimentos acerca dos processos ecológicos do bioma mata atlântica, colaborando para o desenvolvimento de estratégias conservacionista que ajudaram a preservar este ecossistema tão degradado atualmente.

Essa pesquisa, bem como outros projetos e ações pautadas pela equipe do IFPB em Areia, faz parte da agenda do Campus e seguem o itinerário formatado pela equipe implantação do Instituto na Região.

*Ascom com informações do Campus Areia