Você está aqui: Página Inicial > Portal da TI > Sistemas > Serviços > Suap > Módulo Edu

Módulo Edu

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 06/07/2016 22h56, última modificação 16/11/2016 09h54
O Módulo Edu está integrado ao SUAP e é um sistema de gerenciamento do controle acadêmico.

Apresentação

O módulo EDU é o módulo de administração escolar do SUAP, responsável por realizar um conjunto  abrangente de funções relacionadas a docentes, discentes, coordenadores de curso e do controle acadêmico.

Quem pode acessar?

O SUAP EDU pode ser acessado por todos os usuários que fazem parte da comunidade acadêmica do IFPB, seja professor, técnico-administrativo ou aluno, além de trabalhadores terceirizados. Cada usuário terá as permissões necessárias para a operação do sistema de acordo com seu perfil - professor, técnico-administrativo ou aluno.

Como acessar o SUAP EDU pela primeira vez?

O acesso ao SUAP EDU dá-se de forma automática. Para isso, o usuário (aluno, técnico-administrativo ou professor) deve seguir os passos apresentados no tutorial abaixo. 

Como realizar o lançamento de aulas, faltas e notas?

O lançamento nos diários deve ser feito pelo Professor responsável durante o período letivo. Para saber como realizar o lançamento das aulas, faltas e notas, basta assistir ao tutorial abaixo:

Como realizar a virada de período letivo?

A virada de período letivo é feita a cada encerramento de semestre, para os cursos subsequentes e superiores, e ao final do ano letivo para os cursos integrados. Para saber os procedimentos para realizar a virada de período letivo, veja o guia criado pela CDGS com o passo a passo, clicando AQUI.

Acesso dos pais ou responsáveis às novas dos filhos?

Para isso,  basta acessar a tela de login do SUAP (suap.ifpb.edu.br) e clicar no link "Acesso do Responsável". Daí, basta informar a matrícula e a chave de acesso do aluno, além dos números que aparecem na imagem de confirmação, e, finalmente, clicar no botão Acessar.

Para obter a chave de acesso do aluno, basta acessar os dados do mesmo no SUAP Edu e consultar esta informação na aba "Dados Pessoais". Esta informação está disponível para o próprio aluno, para as CCAs e para os Coordenadores de Curso.

Como acompanhar o desempenho dos Alunos do Campus?

Para os Pedagogos e Assistentes Sociais, que precisam acompanhar o desempenho dos Alunos do Campus, está disponível um relatório que lista os alunos que apresentam Nota ou Frequência igual ou inferior (<=) aos valores informados. Para solicitar o relatório, basta acessar a opção de menu do SUAP: ENSINO > Relatórios e Estatísticas > Relatório de Desempenho de Alunos, e selecionar a Diretoria (Campus) ou Curso desejado, além de uma etapa (semestre/bimestre) específica. 

Para quem não tiver acesso aos recursos apresentados acima e tiver o perfil funcional adequado para acesso às informações, é necessário solicitar permissão através da Central de Serviços do SUAP, que conta agora com uma aba específica para o Edu, contendo 5 (cinco) tipos de solicitação de Serviços Acadêmicos: 

    1. Solicitar inclusão/alteração de cadastros básicos 

    2. Solicitar inclusão/alteração de calendário acadêmico do Campus 

    3. Solicitar inclusão/alteração de horário do Campus 

    4. Solicitar inclusão/alteração de matriz curricular 

    5. Solicitar inclusão/alteração/exclusão de permissão ao SUAP Edu 

Outras informações podem ser obtidas com a equipe SUAP Edu pelo e-mail suapedu@ifpb.edu.br, ou pelo fone 3612-9749.

Comissão responsável pelas melhorias do módulo

Em conformidade com o inciso IV do Art. 2º da Instrução Normativa Nº 01/2015 - CGTI, a Comissão Responsável pela Área de Negócio, para tratar junto à Coordenação de Sistemas da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação, é composta pelos seguintes servidores:

  • Simão Pedro Viana da Silva
    Pró-Reitoria de Ensino

 

Equipe de TI envolvida

  • Raphael Medeiros Alves

Analista de TI - CDGS/DTI (Responsável atual)

  •  Fábio Albuquerque

Coordenador CDGS

  • Angelo V. Negreiros

Analista de TI - CDGS/DTI

  • Felipe Herminio Lemos

Analista de TI - CDGS/DTI

  • Jorcyane Lima

Analista de TI - CDGS/DTI


Atas das reuniões

  • Ata de reunião - xx/xx/2016