Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2016 > 07 > Estudantes vivem rotina de redação em jornal experimental

Estudantes vivem rotina de redação em jornal experimental

por publicado: 25/07/2016 17h32 última modificação: 26/07/2016 16h10

Eles têm entre 14 e 18 anos, nasceram em plena era digital, mas de vez em quando trocam os cliques, likes e shares pelo suporte mais analógico de se expressar: o papel. Sete alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Guarabira desenvolvem um jornal experimental, o IF News (também em versão digital e mais ativo ainda nas redes sociais), resultado de um projeto de extensão que se propõe a trabalhar as habilidades linguísticas dos jovens aplicadas aos diversos gêneros da comunicação.

A proposta nasceu em 2013 com uma equipe de apenas três redatores – incluindo o seu idealizador, o professor de Português Golbery Rodrigues, à época ligado ao campus. Desde 2015, é tocado por outro professor da disciplina, Erivan Júnior, que agregou a formação e experiência como radialista para entrosar os estudantes nos desafios e técnicas para informar melhor. “O mote inicial, que era trabalhar a escrita, se ampliou para descobrir as potencialidades de uso de cada meio. Assim, tanto no jornal quanto na Internet, aproximamos o nosso público-alvo das ações e eventos acadêmicos”, explica. O perfil do periódico no Facebook tem mais de 900 curtidas (são 468 alunos matriculados) e reflete nas postagens o dia a dia das coberturas, com fotos dos eventos, campanhas e o que mais interesse à comunidade acadêmica.

O projeto funciona fisicamente numa sala do instituto, onde são realizadas reuniões de pauta e distribuídas as tarefas, que são rotativas entre a equipe: há redatores, repórteres, articulistas, fotógrafos, mídias sociais, revisores e designers. “Atraiu-me a chance de poder chegar antes da notícia e informar aos colegas sobre o que está acontecendo onde estudo”, cita Maria Eduarda de Oliveira, 14 anos, do 1° ano técnico integrado de Contabilidade, no momento respondendo pela redação e revisão do informativo.

Como lidam com informação e imagem institucional o tempo todo, os alunos acabam aprendendo na prática conceitos de marketing, relações públicas e assessoria de imprensa até sem perceber: “A motivação primeira é informar, colocar um pouco da nossa visão de mundo no jornal”, resume Erick Pereira, 17, no 4° ano de Informática. “Os meus textos ganham mais cuidado e atenção desde a produção, porque preciso ter em mente que eles chegarão ao público. Em paralelo, exercito a minha capacidade de analisar o que se publica no mercado editorial”, acrescenta Daniel Medeiros, 18, também no último ano de Informática.

Escrever mais para escrever melhor - “A iniciativa de um jornal escolar faz com que o texto do aluno adquira uma sobrevida para além da sala de aula e alcance novos espaços e leitores. São situações de escrita reais, que fazem com que o aluno compreenda a necessidade de produzir com mais atenção e compromisso, vez que o seu texto poderá atingir não só o professor, mas toda uma comunidade”, sustenta Erivan, que baseou a sua proposta de continuidade do projeto nos ensinamentos do filósofo da informação tunisiano Pierre Lévy. Se esse aprendizado servir de porta de entrada para escolher uma profissão no futuro ligada à área, estar numa redação antes da faculdade pode ser um bom termômetro. Edson Ferreira, que também passou pela redação estudantil, está começando a cursar Comunicação Social na UFCG: “No IF News aprendi técnicas de redação e de entrevista e a entender o poder da comunicação dentro da sociedade. Foi o gancho de que precisei para escolher a minha carreira”.