Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 02 > Primeira especialização do campus Campina tem aula inaugural

Primeira especialização do campus Campina tem aula inaugural

O objetivo do curso é qualificar 30 profissionais do ensino de matemática que atuam no nível da educação básica
por publicado: 10/02/2020 14h22 última modificação: 21/02/2020 10h04

O que esperar de um professor de Matemática? Esses e outros questionamentos foram discutidos na aula inaugural do curso de especialização em ensino de Matemática do campus Campina Grande, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 07. Os 30 estudantes matriculados na pós foram recepcionados com uma palestra do professor do IFRN, Carlos Eduardo de Oliveira.

Para o palestrante, o professor é agente da sua própria formação. “A nossa característica como professor é um conjunto das experiências que vivenciamos ao longo da nossa vida e isso precisa ficar vivo em nós, pois nos ajuda a continuar sendo docentes”, explicou.

A ex-aluna de licenciatura em Matemática deste campus, Anne Helen Figueirêdo, está de volta ao IFPB pra encarar a pós. A experiência adquirida como docente em escolas da região fez com que ela decidisse dar continuidade aos estudos para obter uma formação mais sólida e ampla. “Todos os profissionais devem buscar melhorias. Estamos numa profissão que forma todas as outras, então evoluir é uma obrigação”, diz a professora.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, destacou a importância da chegada da pós. “Estou hoje na materialização de um sonho. Ter essa oportunidade de fazer um curso gratuito de alto nível é motivador. Nós valorizamos cada um de vocês, se empenhem para reproduzirem o mesmo interesse de nossos docentes”, ressaltou a pró-reitora.

O objetivo do curso é qualificar profissionais do ensino de matemática que atuam no nível da educação básica, para que compreendam com mais significância as especificidades do conhecimento que lecionam, capacitando-os para que escolham as práticas educativas mais adequadas aos conceitos matemáticos e à realidade onde atuam.

A especialização terá uma carga horária de 392 horas, sendo 368 horas destinadas às disciplinas e 24 horas para estudos complementares na elaboração da monografia/TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Para a aula do primeiro curso latu sensu do campus Campina Grande estavam presentes ex-alunos, a diretora de Pós- Graduação do IFPB, Dayse Morgana Correia, o diretor-geral do campus , José Albino e o chefe do departamento superior, Cícero Pereira.