Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Inscrições abertas para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia de Sousa (PB)

Inscrições abertas para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia de Sousa (PB)

Evento acontece entre os dias 05 e 06 de junho de 2024
por Amanda Tavares de Melo publicado: 25/03/2024 15h21 última modificação: 09/04/2024 18h13

A Coordenação de Extensão e Cultura do IFPB Campus Sousa publicou, nesta sexta-feira (22), o regulamento da 1ª Feira de Ciências e Tecnologia de Sousa (PB), a Fecitec. As inscrições no evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.fecitec.com.br entre os dias 25 de março e 15 de maio.

Podem participar da 1ª Fecitec estudantes, docentes e profissionais da educação do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado das escolas do município de Sousa (PB). Os interessados em participar do evento devem formar equipes compostas por, no máximo, três estudantes e um orientador e submeter à feira resumos de trabalhos científicos em uma das seguintes áreas: Valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Linguística e Letras.

Após o término do período de submissão, os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Avaliação, que irá selecionar até quarenta trabalhos divididos em três grupos (I - 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, II 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e III - 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e/ou Ensino Técnico Integrado). Os quarenta trabalhos com maiores notas serão convidados a se apresentar nos dias do evento, no período das 16 às 19h, no local do evento, conforme programação a ser publicada.

A divulgação dos trabalhos selecionados ocorrerá a partir do dia 20 de maio de 2024, no site da Fecitec. Durante as apresentações, a Comissão de Avaliação irá escolher os três melhores trabalhos de cada grupo (I, II e III) para serem premiados. A premiação será realizada no dia 06 de junho de 2024, às 19h, no local do evento. Os três melhores trabalhos de cada grupo receberão o certificado de destaque do evento, além de medalhas de honra ao mérito.

A equipe vencedora de cada grupo receberá uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Júnior) no valor de R$ 300, a ser paga pelo CNPq a cada um dos estudantes da equipe por um período de seis meses. Já o orientador de cada equipe vencedora receberá uma bolsa de Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (ATP-A), no valor de R$ 700, por um período de quatro meses.

As escolas dos participantes da Fecitec receberão um selo de participação, e a escola com o maior número de inscritos na primeira etapa do evento ganhará um Certificado de Destaque e Incentivo à Ciência. Dúvidas sobre a feira podem ser enviadas para o e-mail feiradeciencias.ss@ifpb.edu.br. A 1ª Fecitec é fruto de uma parceria entre o IFPB Campus Sousa e a Prefeitura Municipal de Sousa (PB).