Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Campus Sousa participa de ecossistema de desenvolvimento local junto a entidades de inovação na Paraíba

Noticia

Campus Sousa participa de ecossistema de desenvolvimento local junto a entidades de inovação na Paraíba

Instituição marcou presença na retomada dos trabalhos do Hub DinoValley em 2024
por Amanda Tavares de Melo publicado: 11/03/2024 15h19 última modificação: 11/03/2024 15h19

Nesta sexta-feira (08), o Campus Sousa do IFPB esteve presente na reunião de retomada das atividades do DinoValley, um hub de inovação formado por diversas entidades que trabalham em prol do desenvolvimento econômico e sustentável de Sousa e dos municípios de seu entorno. No encontro, que foi realizado na sede do Sebrae em Sousa, as instituições participantes definiram novas estratégias para fortalecer as conexões entre os projetos a serem desenvolvidos e os arranjos produtivos locais, visando implantar novas iniciativas e desenvolver as potencialidades da região.

A retomada dos trabalhos do Hub DinoValley 2024 foi coordenada pelo Sebrae Paraíba, representado por Juliene Costa e sob a liderança dos consultores Marcos Suassuna e Aline Oliveira. O Campus Sousa foi representado na reunião pela Coordenadora de Relações Institucionais e Estágios, Joselma Carneiro, e pelo professor Tibério Araújo. Também estiveram presentes na ocasião instituições de ensino como a UFCG, a UEPB, a ECIT Chiquinho Cartaxo, a Faculdade GILGAL e o Complexo de Ensino Felipe Nogueira, bem como entidades que compõem o Sistema S como o SESI e o SENAI, outras empresas, consultorias e ONGs, como a Pisada do Sertão, também parceira do Campus Sousa, e também profissionais liberais e estudantes.

Desde a sua criação, o Hub DinoValley tem orientado as suas ações em torno da construção de um Ecossistema de Desenvolvimento Local no Polo Sousa, que compreende a cidade de Sousa e outros municípios da região. Além do Polo Sousa, existem dois outros no estado da Paraíba: João Pessoa e Campina Grande. Em 2024, as cidades de Guarabira e Cajazeiras também receberão hubs de inovação.

De acordo com o professor Tibério Araújo, a reunião de retomada das ações do DinoValley teve como foco a definição de novas estratégias para atingir o propósito central do hub: “Transformar Sousa numa cidade próspera, inovadora, inclusiva e sustentável”. “Essa será a diretriz básica para o planejamento das ações do ecossistema de inovação. Estamos buscando fortalecer ainda mais a nossa comunicação, promover a sustentabilidade nas ações e fomentar iniciativas capazes de explorar as nossas potencialidades de uma forma ainda mais eficiente”, explicou o professor.

Tibério destacou ainda a importância de envolver as comunidades locais e as instituições do setor público e privado nas ações de inovação. “Estamos trabalhando em uma nova paginação em cima do processo que já fizemos no ano passado dentro do Hub DinoValley e que nos trouxe resultados bem interessantes. A ideia agora é coordenar todas as iniciativas que têm sido e que serão feitas no futuro para ampliarmos a interação entre as instituições participantes e promover o desenvolvimento local com a participação direta das populações beneficiadas, com o objetivo de cumprir a nossa função social de construir e difundir conhecimentos para a população”, finalizou o docente.

registrado em: