Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 01 > PSCT 2024.1: Campus Sousa convoca candidatos negros para banca de heteroidentificação

Aprovados pelas cotas raciais devem se apresentar presencialmente na Unidade Sede entre os dias 22 e 23 de janeiro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 18/01/2024 15h36 última modificação: 18/01/2024 15h36

O Campus Sousa publicou, nesta quarta-feira (17), um edital de convocação dos candidatos autodeclarados negros no Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2024.1) para participar do procedimento de heteroidentificação. O processo visa aferir a veracidade da autodeclaração de raça dos candidatos aprovados pelas cotas raciais para negros, que incluem os estudantes pretos e pardos.

Devem participar do procedimento os estudantes convocados pela lista de espera do PSCT 2024 dentro das vagas reservadas para as cotas raciais. A relação de candidatos convocados pode ser consultada  no edital, disponível neste link.

De acordo com o edital, os candidatos convocados devem apresentar-se presencialmente entre os dias 22 e 23 de janeiro na Unidade Sede do Campus Sousa, que está localizada na Rua Presidente Tancredo Neves, s/n
Jardim Sorrilândia III, Sousa (PB). A data e o horário das apresentações dos aprovados em cada curso podem ser conferidos no edital de convocação para a banca de heteroidentificação.

O edital determina que os candidatos que vão realizar o procedimento devem portar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto, que será solicitado pela banca de heteroidentificação.  O processo de aferição dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) será feito por meio de avaliação de critérios fenotípicos, a partir da qual será emitido um parecer que deferirá (confirmará) ou indeferirá (negará) a condição declarada pelo candidato.

Após o período de avaliação dos candidatos, o resultado da análise documental e da banca de heteroidentificação deverá ser divulgado no dia 25 de janeiro. Caso algum candidato identifique algum erro ou irregularidade e queira interpor recurso contra o resultado, ele poderá fazê-lo no período de 26 a 29 de janeiro. A confirmação definitiva das matrículas dos candidatos da lista de espera deve ser publicada no dia 01 de fevereiro de 2024 e as aulas devem ter início em 05 de fevereiro.