Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 08 > IFPB Campus Sousa recebe ex-alunos de várias gerações em encontro de egressos

IFPB Campus Sousa recebe ex-alunos de várias gerações em encontro de egressos

Evento aconteceu na Unidade São Gonçalo no último sábado, 26
por Amanda Tavares de Melo publicado: 29/08/2023 19h01 última modificação: 29/08/2023 19h01

O IFPB Campus Sousa recebeu, no último fim de semana, a edição de 2023 do seu tradicional encontro de egressos. O evento, que não aconteceu nos últimos três anos em função da pandemia de Covid-19, reuniu funcionários atuais do instituto e ex-estudantes, ex-servidores e seus familiares na Unidade São Gonçalo na manhã deste sábado (26).

O evento foi uma oportunidade de pessoas cujas vidas foram marcadas pelo campus em diferentes épocas se encontrarem para relembrar bons momentos e construir novas memórias em torno da instituição. O encontro teve início às 8h, com o já tradicional café da manhã no refeitório de São Gonçalo.

O café da manhã de boas-vindas teve ares de confraternização e permitiu que os ex-alunos recordassem o período em que utilizaram os serviços do restaurante estudantil, um equipamento fundamental para garantir a permanência e o êxito dos alunos em seus cursos. Durante o café, diversos egressos do campus mencionaram o famoso “bandejão”, uma referência às bandejas onde os alunos servem e transportam a sua comida, e o papel marcante que o espaço possuía tanto no que toca ao fornecimento de alimentação de qualidade de forma gratuita aos alunos quanto como um espaço de socialização entre colegas de turma.

Um dos ex-estudantes que esteve presente no encontro, José Nilson Maia, carinhosamente apelidado de “Hominho”, falou sobre a sua experiência como ex-aluno do campus no período de 1994 a 1998, quando o atual Campus Sousa ainda era a Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS). Em sua fala, o egresso destacou a qualidade do corpo docente, o acolhimento aos estudantes e a importância dos serviços de alimentação escolar e de residência para os alunos.

“A escola fornecia três refeições por dia e possibilitava que nós residíssemos no campus durante os nossos cursos. Tudo isso me ajudou muito a estudar e ser o que sou. Hoje sou o que sou graças ao internato, à escola, ao refeitório e a todos os departamentos que forneceram e ainda fornecem uma ampla política de assistência aos estudantes que passam por aqui. Por isso, para mim, a escola é como uma família”, afirmou Nilson Maia, o Hominho.

O sentimento de afeto descrito pelo ex-aluno se fez presente durante todo o evento.   Após o café da manhã e os reencontros iniciais, os participantes do encontro seguiram para o pátio de São Gonçalo para ouvir as palavras de membros da atual gestão e assistir às homenagens feitas a servidores técnico-administrativos e docentes aposentados e ao antigo Diretor-geral, professor Chiquinho Cicupira. Os homenageados agradeceram bastante e foram amplamente aplaudidos e celebrados pelos presentes.

Outro ex-aluno da Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), hoje IFPB Campus Sousa, a falar sobre gratidão e afeto pela instituição e pelas pessoas que foram ali formadas foi Edvanildo Andrade, atualmente Chefe do Departamento de Assistência Estudantil do campus.

“O encontro de egressos desempenha um papel vital ao reforçar os laços entre uma instituição educacional e seus antigos alunos. Esse evento oferece a oportunidade de compartilhar experiências pós-escola, trocar conhecimentos e estabelecer redes profissionais. Para quem foi egresso e agora é egresso e servidor, participar desse evento é uma experiência emocionalmente carregada. Eles testemunharam o ciclo completo de crescimento e agora contribuem para a tradição que uma vez os nutriu. Essa participação traz sentimentos de realização, orgulho e gratidão”, declarou Edvanildo.

O Campus Sousa do IFPB foi criado como Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa em 1955 e acumula 66 anos de história, promoção de conhecimento e transformação social no Sertão da Paraíba. Durante esse período, a instituição formou diversas gerações de jovens e adultos para a vida e para o mercado de trabalho, razão por que é até hoje reconhecida e celebrada em toda a região.