Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 08 > Estudantes e professores do IFPB Campus Sousa marcam presença na Expotec 2023

Estudantes e professores do IFPB Campus Sousa marcam presença na Expotec 2023

Evento acontece de 06 a 11 de agosto e aborda questões ligadas à tecnologia e à inovação
por Amanda Tavares de Melo publicado: 10/08/2023 15h26 última modificação: 10/08/2023 15h37

Entre os dias 06 e 11 de agosto, a cidade de João Pessoa(PB) está sediando a maior feira de tecnologia do Nordeste: a EXPOTEC 2023. O evento ocorre no Centro de Convenções da capital paraibana e tem como tema "Inteligência artificial, plataformas e o futuro da internet". Estão participando do evento representantes de instituições ligadas à ciência, à pesquisa e às inovações tecnológicas de toda a região.

A comunidade acadêmica do IFPB está participando amplamente da Expotec, tanto nas apresentações de projetos, protótipos e iniciativas que se destacam nas áreas de inovação e extensão tecnológica quanto como ouvinte das palestras e oficinas que fazem parte da programação do evento.

Um grupo formado por alunos e professores do curso Técnico em Informática do Campus Sousa viajou até João Pessoa participar do evento, podendo assistir a palestras que discutiram assuntos relevantes para a contemporaneidade como "Internet das Coisas e Inteligência Artificial", “Da Indústria 4.0 a 5.0: Conceitos, definições e evolução”, “Mulheres na tecnologia: trajetória, desafios e resultados” e “Regulação da inteligência artificial no Brasil e no mundo”.

Os estudantes se deslocaram até o evento com o apoio do IFPB Campus Cajazeiras, que forneceu o transporte rodoviário para levar os discentes à capital do estado. O grupo foi acompanhado pelos docentes Edyfran Fernandes e Adson Diego, do curso de Informática. O professor Edyfran Fernandes falou sobre a relevância da participação em um evento como esse para a formação técnica e pessoal dos discentes:

"Na minha visão de professor, a participação dos alunos na Expotec é muito relevante porque eles vão adquirir conhecimentos em áreas que a gente não consegue ministrar 100% dentro de sala de aula. No evento, eles estão tendo vivências com projetos de outros campi e também assistindo a palestras sobre temas atuais, que envolvem tanto a área de tecnologia, que é a área deles, mas também a área de psicologia, por exemplo, quando eles participaram de palestras que trabalharam um pouco as habilidades emocionais, as habilidades “não tecnológicas” dos estudantes", afirmou Edydran.

“Dentro de sala de aula, nós transmitimos os conteúdos de forma conceitual e algumas disciplinas até têm uma pegada mais prática, mas essa vivência de conhecimento dentro de outras realidades que muitas vezes vão além da porta da sala de aula é indescritível para eles”, declarou o professor.