Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 06 > IV Semana do Meio Ambiente do Campus Sousa está com inscrições abertas

IV Semana do Meio Ambiente do Campus Sousa está com inscrições abertas

Evento ocorre entre os dias 05 e 07 de junho no Bloco de Agroecologia
por Amanda Tavares de Melo publicado: 01/06/2023 18h15 última modificação: 02/06/2023 09h18

A IV Semana do Meio Ambiente do IFPB Campus Sousa ocorrerá na Unidade São Gonçalo, entre os dias 05 e 07 de junho. O evento terá como tema "Meio ambiente e cidadania: reciclar conceitos e semear sustentabilidade” e apresentará uma programação diversificada, composta por mesas-redondas, oficinas, cine-debate e uma exposição de ações sustentáveis, todas realizadas por membros da comunidade acadêmica do campus. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público escolar.

O objetivo principal da IV Semana do Meio Ambiente é conscientizar os estudantes, servidores e toda a comunidade do Campus Sousa sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental para promover a cidadania e a sustentabilidade. Os interessados em participar do evento devem se inscrever na página do evento na plataforma Even3. É necessário realizar a inscrição tanto no evento como nas atividades específicas que deseja participar. Os inscritos que participarem das atividades e assinarem as listas de presença receberão um certificado ao final do evento.

A programação do evento começa no dia 05 de junho, às 13h15, com o credenciamento dos participantes no pátio do bloco de Agroecologia. Em seguida, haverá uma palestra com o Diretor-geral e professor do campus, Chico Nogueira, sobre o tema central do evento. O primeiro dia será encerrado com um coffee break para os participantes.

A agenda do segundo dia do evento, o dia 06 de junho, começa às 9h30, no auditório de Agroecologia com uma mesa-redonda sobre o tema "Os resíduos sólidos e o marco legal do saneamento: aspectos técnicos e ambientais”, que será mediada pelo professor Guilherme dos Santos e contará com a participação de membros da comunidade interna e do público externo do IFPB.

No turno da tarde, a partir das 13h15, terá início o cine-debate “Reciclar conceitos e semear sustentabilidade”, que será facilitado pela professora Lúcia Mara Figueiredo. No mesmo horário, serão realizadas, simultaneamente, quatro oficinas: uma oficina de compostagem, duas de produção de sabão ecológico e uma de plantio e manutenção de orquídeas em modelos agroecológicos. A participação nas oficinas está sujeita à disponibilidade de vagas, razão por que os interessados devem se inscrever previamente para garantir a participação.

O evento se encerra no dia 07, quarta-feira, com a palestra “Sustentabilidade no semiárido nordestino”, que será ministrada pelo professor da UFCG Campus Pombal, Walker de Albuquerque. Por fim, haverá uma exposição que reunirá as ações sustentáveis desempenhadas no campus.

Arte: Pablo França - DGCOM IFPB