Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 06 > Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária é avaliado com nota máxima pelo MEC

Graduação do Campus Sousa é considerada curso de excelência na área
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/06/2023 21h19 última modificação: 27/06/2023 18h18

O curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa obteve o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada na semana passada. Os cursos são avaliados com notas de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima concedida pelo Ministério. Os cursos que atingem o conceito 5 serão considerados cursos de excelência, funcionando como referência para os demais cursos da mesma área.

A classificação foi muito celebrada pela Diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa, professora Rackynelly Soares, que destacou a excelência técnica, mas também o capital humano do curso. “Esse tão sonhado e merecido 5 é resultado de uma construção histórica do processo. É uma resposta certificada pelo MEC do esforço conjunto e coerente de um coletivo que inclui nossos servidores, docentes, a determinação aguerrida da coordenação da Medicina Veterinária e de toda a gestão do Campus Sousa”, afirmou a professora.

Além de agradecer o empenho de toda a equipe do Campus Sousa e do curso de Medicina Veterinária, a Diretora também destacou o apoio da Reitoria do IFPB, nas pessoas da Reitora Mary Roberta Marinho, do Pró-Reitor de Ensino Neilor César e do Diretor de Ensino Superior, Richardson Marinheiro, que representaram todos os servidores do campus e da Reitoria envolvidos na avaliação do curso. “Citar nomes em um processo como esse pode soar injusto, mas o que garanto é que com a unidade e a sinergia aqui vivenciadas, eu não poderia esperar resultado diferente. Sigamos rumo a um IF cada vez melhor e mais forte!”, disse a Diretora.

A Chefe do Departamento de Ensino Superior do Campus Sousa, Bivânia Araújo, não escondeu a emoção após a divulgação da nota obtida por Medicina Veterinária. “A gente vem de longas batalhas porque o curso de Medicina Veterinária foi o que mais sofreu na pandemia porque passou mais tempo sem poder ofertar os componentes práticos e sem contar com o seu principal laboratório, que é o Hospital Veterinário. Desde que retornamos às atividades presenciais, estamos lutando para reestruturar a carga horária do curso e para retomar plenamente os trabalhos no hospital. Mesmo com esses desafios, obtivemos essa grande conquista e isso nos mostra que temos uma equipe que vai muito além da entrega profissional, já que existe um comprometimento de vida com a Medicina Veterinária e isso é repassado a todos os estudantes que passam pelo curso. O resultado disso está aí, na transformação que acontece não só em Sousa, mas em toda a região no que diz respeito ao atendimento veterinário, seja no âmbito privado, seja no âmbito público”, declarou Bivânia.

A coordenadora do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, professora Lisanka Maia, disse que o processo de preparação para receber essa avaliação durou aproximadamente um ano, tendo envolvido todos os segmentos que compõem a instituição. “Essa avaliação permitiu uma união entre os docentes, com renovação de afeto e respeito que transcendeu para os alunos, o que tornou encantador o sentimento de pertença, comprometimento e amor pela Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa. Ao final, percebemos que a nota 5 veio para selar e aumentar o nosso compromisso enquanto instituição pública de ensino de devolver à sociedade médicos veterinários autônomos, críticos, criativos e empreendedores, com responsabilidade social e princípios éticos e morais e habilidades para atuar nas áreas de saúde animal, saúde única e atividades agropecuárias. Viva o Curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa!”

O curso de Medicina Veterinária do Campus Sousa iniciou suas atividades em 2010, quando passou a ser ofertado na fazenda-escola de São Gonçalo. O curso faz parte das áreas de Ciências Agrárias e da Saúde, desenvolvendo atividades ligadas à Produção Animal, à Produção de Alimentos, à Saúde Animal, à Saúde Pública e Saúde Ambiental. O curso tem duração de 10 semestres.