Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 05 > Pesquisadores do Campus Sousa participam de estudo interinstitucional “Observatório de Proteção Social Ampliada: interfaces com a gestão do SUS e do SUAS”

Pesquisa é fruto de uma articulação interinstitucional e está disponível em E-book
por Amanda Tavares de Melo publicado: 29/05/2023 16h45 última modificação: 02/06/2023 09h17

Um estudo desenvolvido por uma rede interinstitucional composta por pesquisadores do IFPB junto com o INPE, a UFPB, a UFRJ, a Unifesp e o Governo da Paraíba foi publicado em formato de E-book e já está disponível gratuitamente para download. A pesquisa intitulada “Observatório de Proteção Social Ampliada: interfaces com a gestão do SUS e do SUAS” teve início em 2020 e foi realizada em articulação com a Plataforma Covid-19 Paraíba, que buscou fornecer dados para auxiliar a gestão estadual na tomada de decisões nos períodos de crise e pós-crise ocasionada pela pandemia do coronavírus.

Além de reunir informações úteis para o enfrentamento da pandemia, o E-book apresenta iniciativas inovadoras no que diz respeito ao desenvolvimento de processos e produtos técnico-científicos de fortalecimento dos Sistemas de Proteção Social brasileiros, mais especificamente o  Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

Para ser elaborado, o estudo levou em consideração indicadores de proteção social e de saúde nos 223 municípios da Paraíba, analisando a oferta e a capacidade de acesso a serviços, programas e benefícios pela população do estado. A análise dos dados levou à criação do Índice de Proteção Social Ampliada Municipal (IPSAM).

Participaram do estudo a docente Rackynelly Alves Sarmento Soares e o estudante Jivago Meira, ambos do IFPB Campus Sousa, nas condições de Pesquisadora-chave e de bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), respectivamente. De acordo com a professora Rackynelly Soares, a pesquisa tem grande relevância não apenas pelo impacto social das informações apresentadas, mas também pela qualidade científica do material, que o levou a ser cotado para ser premiado pelo CNPq.

“Também é interessante destacar que esse trabalho gerou um produto publicado, que está aberto e disponível ao público em geral. Esse e-book representa a consolidação de um esforço que vem de um certo tempo e do trabalho conjunto de diversos pesquisadores e instituições”, salientou a docente.  O e-book pode ser acessado aqui.