Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 04 > Formandos dos seis cursos superiores do campus colaram grau na última sexta-feira (14)

45 concluintes participaram da solenidade
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/04/2023 18h26 última modificação: 25/05/2023 17h44

O IFPB Campus Sousa realizou, na noite da última sexta-feira (14), a cerimônia de Colação de Grau referente ao semestre letivo 2022.2. A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, localizado no centro de Sousa (PB).

O evento reuniu 45 formandos dos seis cursos de graduação do IFPB Campus Sousa: Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras (que acontece em formato EaD), Bacharelado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Química. Além dos formandos, dos coordenadores dos cursos e da equipe gestora do campus, estiveram presentes na cerimônia familiares e amigos dos estudantes, que puderam ouvir os discursos dos participantes e comemorar este momento junto a eles.

A solenidade foi marcada por muita emoção e pela sensação de dever cumprido por parte dos novos profissionais. Outro componente que chamou a atenção foi a diversidade dos estudantes que colaram o grau. Além dos diferentes perfis de profissionais que são formados em cada curso todos os anos, há também as diferenças étnicas, sociais e de histórias de vida dos estudantes, que formam o rico panorama dos discentes atendidos pelo Campus Sousa.

Como exemplos dessa diversidade, podem-se destacar as estudantes Maria das Chagas do Socorro Lima e Rafaela Gomes, que concluíram os cursos de Licenciatura em Letras e de Tecnologia em Agroecologia, respectivamente. Maria das Chagas integra a comunidade cigana da região de Sousa (PB), que cultiva tradições e práticas culturais próprias dos ciganos. Rafaela, por sua vez, faz parte do Assentamento Acauã, localizado no município de Aparecida (PB), no Alto Sertão Paraibano.

Maria das Chagas falou sobre a alegria de concluir o curso que sempre desejou fazer. “Eu me senti muito feliz porque estava realizando um sonho, algo que eu sempre quis. Todos os anos eu colocava o curso de Letras como opção no Enem porque eu tenho o professor como uma figura muito importante, alguém por quem sempre tive muito respeito. Tenho amor pela profissão e acredito que através dela eu posso melhorar a minha vida e ajudar os meus familiares, pois meus pais são analfabetos e nunca tiveram acesso à escola. Com a minha formação, eu estou podendo ajudar a minha mãe em seu retorno aos estudos no EJA e eu acredito que no futuro eu poderei ter minha própria sala de aula. Pretendo continuar estudando e me capacitando para exercer essa profissão em que acredito tanto e que sei que pode trazer ótimos frutos para a minha vida e a da minha família”, declarou a nova professora de Língua Portuguesa.

Rafaela, recém-formada em Agroecologia, falou sobre o simbolismo que envolve a conquista do curso superior por uma mulher negra, nordestina e agricultora. "Meu nome é Rafaela Gomes, sou negra, sou assentada de reforma agrária e agora com muito orgulho posso dizer que sou Tecnóloga em Agroecologia. Eu nunca tinha imaginado que conheceria um lugar tão especial e que me faria tanto bem como o IFPB. Terminar um curso superior no IF é mais do que um sonho, é uma sensação única pois sou uma mulher realizada por ter feito parte dessa instituição tão democrática. Concluir  Agroecologia foi muito importante para mim porque venho de um assentamento da reforma agrária onde diariamente temos essa preocupação de buscar o convívio perfeito entre o ser humano e a natureza, e agora tenho ainda mais conhecimentos técnicos para agregar a essa atividade", pontuou Rafaela.