Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > IFPB Campus Sousa fecha parceria com a Prefeitura de Vieirópolis (PB) para desenvolver o potencial turístico do município

Parceria levou estudantes e pesquisadores para a Ecotrilha do Letreiro na última sexta-feira (10)
por Amanda Tavares de Melo publicado: 15/02/2023 09h29 última modificação: 15/02/2023 09h29

Na última sexta-feira (10), o IFPB Campus Sousa promoveu, juntamente com a Prefeitura de Vieirópolis, cidade localizada a 28 km de Sousa (PB), a Ecotrilha do Letreiro. A iniciativa foi organizada por um grupo de docentes e estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia juntamente com a administração municipal de Vieirópolis e levou 40 participantes para a ecotrilha.

A ideia de realizar a Ecotrilha do Letreiro nasceu de uma atividade interdisciplinar do curso de Agroecologia, que reúne professores e alunos das disciplinas de Economia Rural, de Topografia, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Solos. O principal objetivo da ação foi mapear o potencial agroecológico da região e colocar em prática futuros projetos que proporcionem atividades sustentáveis para o desenvolvimento econômico e turístico do local.

O território visitado pelos participantes da Ecotrilha reúne tanto paisagens naturais que representam o bioma da caatinga, típico do semiárido nordestino, quanto riquezas históricas oriundas de pinturas rupestres presentes na região. Tudo isso reforça o grande potencial turístico e histórico da área, que pode ser utilizado para atrair turistas, pesquisadores e atores econômicos aptos a investir na região.

A Prefeitura de Vieirópolis ofereceu todo o suporte necessário para a realização da atividade, com o apoio das secretarias municipais de Administração, de Educação e de Esporte, Turismo e Lazer. A representante do prefeito da cidade, a primeira-dama Maria das Graças de Oliveira, destacou a importância de parcerias entre instituições de ensino, pesquisa e extensão como o IFPB e as gestões locais para estimular a produção de conhecimento e buscar alternativas para preservar as riquezas naturais e históricas da região ao mesmo tempo em que se desenvolve o potencial econômico dessas áreas.

A professora da disciplina de Economia Rural no curso de Agroecologia, Marcelle Afonso, também ressaltou a colaboração de empresas locais como o Grupo Barbosa, o Praçaí e a Lanchonete do Padeiro para a realização da Ecotrilha. A docente destacou o saldo positivo da atividade, que reuniu a academia, o empresariado e a gestão pública em torno de um objetivo comum e benéfico para toda a coletividade. “Hoje, tivemos a presença de professores, pesquisadores, alunos de agroecologia, educação física, veterinária, todos focados em perceber como o conhecimento coletivo pode trazer benefícios para essa região, que por si só já apresenta uma biodiversidade incrível e um grande potencial turístico”, concluiu Marcelle.