Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > Equipe do curso de Tecnologia em Alimentos participa de projeto de extensão junto ao Sebrae

Projeto desenvolveu a identidade de produtos alimentícios feitos pela agricultura familiar na região do Brejo Paraibano
por Amanda Tavares de Melo publicado: 10/02/2023 09h20 última modificação: 10/02/2023 09h20

Um projeto de extensão desenvolvido por membros do curso de Tecnologia em Alimentos do IFPB Campus Sousa tem feito a diferença na vida dos profissionais da agricultura familiar do Brejo Paraibano. Trata-se de uma ação realizada por uma equipe formada por uma docente e três estudantes do curso de Alimentos para criar tabelas nutricionais, desenvolver rótulos e oferecer treinamentos sobre a adoção de boas práticas de fabricação e processamento de alimentos para um melhor aproveitamento da produção agropecuária local.

O projeto nasceu de uma parceria entre a coordenação de Tecnologia em Alimentos, durante a gestão da professora Juliana Guedes, e o Programa Agente Local de Inovação Rural (Ali Rural), lançado em 2022 pelo Sebrae. O Ali Rural tem como objetivo incentivar iniciativas que tragam tecnologia e inovação para agricultores familiares de todo o Brasil. A Paraíba foi um dos estados selecionados para participar da versão piloto do programa, com 22 municípios contemplados. Entre as cidades participantes do programa no estado estão Alagoa Nova, Esperança, Lagoa Salgada e Remígio.

Nesse contexto, a coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos foi procurada pela equipe do Ali Rural para firmar uma parceria que aproximasse o segmento agropecuário do ecossistema de inovação existente dentro do Campus Sousa. Com o acordo, o Campus Sousa se comprometeu a desenvolver soluções para auxiliar os agricultores familiares na produção, apresentação e comercialização dos alimentos produzidos pelo setor.

Uma das primeiras ações desenvolvidas foi a elaboração das tabelas nutricionais de pães e bolos feitos pelos produtores que participam do Ali Rural. Outra iniciativa relevante foi a realização de treinamentos de boas práticas de fabricação, produção de picles e produção de geleias na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança (PB), com a participação dos produtores rurais do município e também da cidade de Alagoa Nova (PB). O treinamento foi ministrado pelos discentes do 4º período do curso de Tecnologia em Alimentos, Leonardo Ferreira Bento, Alessandra Coura de Andrade e Lohanny Fernandes Pires, sob supervisão da professora Juliana Guedes.

A bolsista do projeto Ali Rural, Jéssica Nobre, falou sobre as contribuições trazidas pela equipe do IFPB aos produtores rurais que fazem parte do programa do Sebrae. "Foi nítido ver a satisfação em cada um deles que participaram. Afinal a extensão rural é uma ação transformadora, pois, por mais simples que seja a técnica ensinada, sempre faz diferença na vida daqueles que participam. Inquestionavelmente, a extensão rural traz uma maior inclusão produtiva e consequente geração de renda, o que promove uma melhoria da qualidade de vida”, declarou Nobre.

A bolsista finalizou o seu depoimento manifestando gratidão pela colaboração e o empenho da equipe de Alimentos do Campus Sousa: “Agradeço imensamente a todos os envolvidos, os produtores rurais, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança, e principalmente à professora Juliana Guedes, que não mediu esforços e abraçou este desafio conosco, e aos discentes envolvidos, Alessandra, Leonardo e Lohanny, que se mostraram atenciosos e competentes ao ministrarem os treinamentos. E que venham mais  parcerias produtivas como esta”, afirmou.